"Fascismo, Inc." em exibição no Desobedoc

Na semana em que arrancou o julgamento dos dirigentes da Aurora Dourada na Grécia, a mostra de cinema insubmisso do Porto apresenta na sexta-feira um documentário do mesmo autor de "Debtocracy" e "Catastroika". O filme retrata o apoio das elites económicas à ascensão do nazismo e do fascismo no século XX e reflete sobre a situação grega sob o memorando da troika.
Desobedoc - Mostra de Cinema Insubmisso, de 24 a 26 de abril no Cinema Trindade (Porto)

No primeiro dia do Desobedoc 2015, a mostra de cinema insubmisso que vai animar o fim de semana no portuense Cinema Trindade, passa um documentário do jornalista Aris Chatzistefanou, autor de dois dos melhores filmes que explicam o que aconteceu ao povo grego na última década. Depois de "Debtocracy" e "Catastroika", Chatzistefanou filmou "Fascismo Inc", que recupera a história da ascensão do fascismo italiano e o nazismo alemão para fazer o paralelo com os ataques à democracia durante a crise da dívida e o memorando da troika na Grécia, que potenciou a ascensão do partido neonazi Aurora Dourada.

Para o realizador, era importante mostrar como as elites económicas gregas e europeias têm apoiado os partidos fascistas para melhor poderem aplicar a sua receita neoliberal em tempos de crise. Na Grécia, as ligações entre os oligarcas dos media e do transporte marítimo e organizações de extrema-direita como o LAOS ou a Aurora Dourada são exemplos a reter. E os partidos como a Nova Democracia e o PASOK, então no governo, não hesitam em adotar algumas das posições da extrema-direita quando se referem á imigração, acusou o realizador.

O documentário passa na semana em que teve início em Atenas o julgamento de 69 membros da Aurora Dourada, marcado pelo adiamento da primeira sessão e pelas agressões sofridas por testemunhas do homicídio do rapper Pavlos Fyssas nas imediações do tribunal, por parte de elementos do grupo neonazi. O ressurgimento das agressões racistas da Aurora Dourada em várias localidades gregas foi também tema de uma reunião realizada na semana passada entre a Comissão de Direitos do Syriza e o vice-ministro responsável pela polícia grega.

O Desobedoc 2015 apresenta mais de duas dezenas de filmes de 24 a 26 de abril no cinema Trindade, no Porto, e tem entrada livre. Vê aqui o horário das sessões e as sinopses dos filmes.

DESOBEDOC 2015 | Trailer | 2