You are here

EMEF pública é garantia da segurança na ferrovia

Segurança, qualidade, fiabilidade, postos de trabalho, direitos dos trabalhadores, interesse nacional, nada disso interessa, é a agenda privatizadora do governo PSD/CDS-PP. Por António Gomes.
Foto de Paulete Matos.

A EMEF - Empresa de Manutenção e Equipamento Ferroviário, é a empresa responsável pela manutenção e reparação dos comboios de passageiros e de mercadorias no nosso país. Até 1992 funcionou como “as oficinas da CP”. Nesta data a CP foi retalhada em várias empresas, ficando a EMEF no perímetro do Grupo CP, com capitais públicos a 100%.

Tem nos seus quadros cerca de 1000 trabalhadores distribuídos por vários locais de trabalho - Vila Real Sto. António, Barreiro, Lisboa-Oeiras, Campolide, Stª Apolónia, Entroncamento, Porto-Guifões, Contumil e Mirandela. A maior concentração é no Entroncamento, com cerca de 450 trabalhadores.

Para além de assegurar toda a reparação dos comboios da CP, realiza trabalhos para outros clientes nacionais e internacionais, é uma empresa com capacidade de exportação na área da metalomecânica pesada (vagons) e de serviços técnicos pioneiros na manutenção de veículos ferroviários.

A segurança, qualidade e fiabilidade do material ferroviário é condição primeira para o êxito deste tipo de transporte e é a EMEF que tem dado essa garantia. A experiência, o conhecimento e o domínio técnico destes trabalhos, é assegurado em exclusivo pelos trabalhadores desta empresa, mais ninguém tem capacidade para dar essa garantia. Este conhecimento e a evolução técnica verificada foram construídos com o investimento público ao longo dos mais de 150 anos de ferrovia.

A CP e o governo, quando apregoam melhorias nos resultados económicos e no aumento de passageiros transportados, deveriam lembrar-se desta empresa, a EMEF tem garantido à CP a qualidade e segurança verificada até hoje.

Apesar da ausência de investimento em comboios novos e na manutenção dos atuais (comboios pendulares) a qualidade oferecida tem-se mantido e isso deveria fazer com que o governo considerasse esta empresa como uma empresa estratégica para o país, para a economia, para a mobilidade de milhões de pessoas por ano e para o transporte de mercadorias.

O desinvestimento na ferrovia nas últimas 3 décadas em detrimento da rodovia ditou um conjunto de políticas de consequências desastrosas, na área ambiental, no despovoamento e isolamento de vastas áreas no interior do país, na ligação com a Europa e nas políticas de mobilidade das pessoas, com especial impacto nas áreas metropolitanas.

O fecho de linhas que levou a uma redução de 40% da oferta de transporte trouxe consequências gravosas para a EMEF, desde logo ao nível da mão-de-obra necessária para fazer face às necessidades de manutenção e reparação.

Se não se investir em material circulante nos próximos 4 ou 5 anos, será a rutura total, à exceção do material de tração (máquinas) onde se investiu sem razão aparente, vá-se lá saber porquê, pois são às dezenas as unidades de tração encostadas à espera de apodrecer. No material de transporte de passageiros não há capacidade de oferta, no Norte do País circulam comboios alugados a Espanha, na linha de Cascais suprimem-se muitos comboios porque o material não aguenta mais.

A grande reparação dos pendulares, os comboios que asseguram o serviço “Alfa”, e que seriam certamente uma carteira de trabalho muito significativa para a EMEF, já foi adiada várias vezes, neste momento servirão de moeda de troca no negócio da privatização.

O governo do PSD/CDS aprovou a privatização até 100% desta empresa. Não se conhecem razões justificativas para tal decisão, pelo que só existe uma, razões ideológicas e nada mais, é preciso acabar o programa de privatizações e ai está a direita na sua fúria privatizadora a vender ao desbarato as empresas estratégicas. E do PS não se conhece uma posição clara sobre a matéria.

Segurança, qualidade, fiabilidade, postos de trabalho, direitos dos trabalhadores, interesse nacional, nada disso interessa, é a agenda privatizadora.

Uma política séria para a ferrovia implica necessariamente uma influência direta na gestão da empresa de manutenção e reparação, por parte da transportadora CP, dona dos comboios. Só assim, com uma gestão integrada se dá garantias aos utilizadores (passageiros e mercadorias) de uma oferta de qualidade e atempada, coisa que não fica garantida por nenhum privado, pois salvaguardará em primeiro lugar os seus interesses. Para já não falar das obrigações de serviço público que o transporte na ferrovia deve garantir.

Não será por acaso que o presidente da CP, Manuel Queiró, homem da área do CDS, se pronunciou pela manutenção da EMEF como empresa pública, estratégica para o País.

Os trabalhadores da EMEF não estão disponíveis para abdicar do seu posto de trabalho, dos seus direitos, da sua empresa pública de interesse nacional e isso pode fazer a diferença. A greve realizada no dia 16 de abril foi um passo, outros se seguirão e devem incluir as populações. Esta é uma luta de quem defende a ferrovia como aposta estratégica para a mobilidade e na defesa do meio-ambiente.

(...)

Neste dossier:

Privatização dos transportes públicos: Um assalto ao país

Por forma a prosseguir na sua sanha privatizadora, o Governo tem vindo a apostar na degradação dos transportes públicos, seguindo uma política de desinvestimento e desorçamentação para poder vender a preço de saldo e garantir grandes lucros para os privados. A seis meses do fim do mandato, a maioria de direita acelera todos os processos de alienação de setores estratégicos, essenciais para o desenvolvimento do país, e promove uma ofensiva brutal contra os trabalhadores. Dossier coordenado por Mariana Carneiro.

STCP: Parar a privatização, salvar o transporte público!

Ainda é possível parar a privatização da STCP e salvar o transporte público da destruição anunciada. O caminho a seguir pelos utentes dos transportes coletivos, pelos trabalhadores e suas organizações representativas, pelas forças de esquerda, é o da mobilização e exigência da manutenção da STCP na esfera pública. Por José Castro.

O Bloco e a defesa da Carris e Metro de Lisboa

O Bloco tem mantido, desde a primeira hora, toda a coerência na defesa das empresas públicas de transportes de Lisboa, Carris e Metro. Fomos, aliás, o único partido político que defendeu no seu programa eleitoral, para as eleições autárquicas em Lisboa em 2013, “um modelo de empresa pública com participação mista do Estado e do município de Lisboa”. Por Ricardo Robles.

STCP: Política de destruição favorece interesses privados

As viagens perdidas por falta de pessoal tripulante correspondem a 2 dias de greve por mês! Se a STCP neste momento não assegura o serviço de excelência a que os trabalhadores e os utentes se habituaram, tal apenas acontece devido à gestão protagonizada por este Conselho de Administração e pelo Governo. Artigo de Isaque Palmas.

"Rejeitamos a política do excel e do negócio"

Defendendo contas equilibradas - não esquecemos os custos sociais, económicos e ambientais da degradação dos transportes públicos. Por Mariana Mortágua.

TAP: O privado é tão melhor!

Temos experiência suficiente para saber que os argumentos da direita portuguesa para justificar as privatizações não são válidos e que as virtudes propaladas nunca se concretizaram depois de privatizações. As empresas não se tornaram maiores e melhores e os seus clientes nunca ficaram melhor servidos. Por Moisés Ferreira.

“Existe uma vontade política de privatizar a TAP e todas as desculpas são boas”

Em entrevista ao Esquerda.net, o cineasta António-Pedro Vasconcelos, promotor do movimento Não TAP os Olhos, desmonta os “argumentos falaciosos” do Governo para “vender rapidamente e ao desbarato” a empresa, refere as razões pelas quais considera que a transportadora aérea portuguesa é “um instrumento estratégico fundamental” para o país e assinala que a adesão à luta contra a privatização da TAP “é quase espontânea” e “a indignação é geral”.

A 6 meses de fim de mandato, Governo abre época de saldos com liquidação total nos transportes

Com a contagem decrescente para o fim de mandato desde o início do ano, o Governo acelerou todos os processos de privatizações nos transportes. O objetivo é claro: entregar aos privados todo o serviço público passível de gerar lucro. Liquidação total, de preferência ao preço da uva mijona. Por Ricardo Robles e Heitor de Sousa.

Sérgio Monteiro: O “Senhor Privatizações”

Na qualidade de administrador do banco de investimento da CGD - Caixa BI, passaram pelas suas mãos quase todos as parcerias público-privadas ruinosas contratualizadas em Portugal nos últimos anos. Mais tarde, Sérgio Monteiro veio a renegociar para o Estado essas mesmas PPP. Enquanto Secretário de Estado esteve envolvido em várias privatizações promovidas pelo Governo: ANA, CTT, TAP e CP Carga.

Petição e marcha contra privatizações na Carris, Metro de Lisboa, Transtejo e Soflusa

A par do lançamento de uma petição na qual defende que “com estas PPP o Estado pagaria mais do que paga hoje, os utentes pagariam mais, os trabalhadores estariam mais precarizados e o serviço de transportes públicos continuaria a perder qualidade e fiabilidade”, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) agendou uma marcha contra a privatização destas empresas para o próximo dia 22 de abril.

Apocalipse dos transportes públicos

Era uma vez uma coligação politico partidária que prosseguindo a doutrina neoliberal, na sua mais vil vontade de destruir o que é público, em entregar dividendos, recursos e mais valias a privados, não se coíbe de prejudicar utentes, trabalhadores e instituições, agindo de forma autoritária. O concurso para entrega da exploração da STCP e da Metro do Porto é exemplo disso. Artigo de Fernando Barbosa.

EMEF pública é garantia da segurança na ferrovia

Segurança, qualidade, fiabilidade, postos de trabalho, direitos dos trabalhadores, interesse nacional, nada disso interessa, é a agenda privatizadora do governo PSD/CDS-PP. Por António Gomes.