França: Grandes manifestações contra a austeridade

Protestos contra a lei Macron e a austeridade por decreto encheram as ruas das principais cidades francesas nesta quinta-feira. Segundo os sindicatos, em Paris manifestaram-se 120 mil pessoas e 300 mil em toda a França.
Em Paris, 120 mil pessoas manifestaram-se contra a austeridade e a lei Macron

Nesta quinta-feira, 9 de abril, realizou-se em França uma jornada nacional contra a austeridade, convocada por quatro centrais sindicais: CGT, FO, FSU e Solidaires. O protesto incluiu manifestações em 80 cidades, nomeadamente Paris, Marselha, Bordéus, Metz, Nimes, Nancy, Rouen.

Segundo o Parti de Gauche, “há muito” que não se via tantas pessoas a desfilarem nas ruas de Paris, mobilizadas pelas centrais sindicais.

A jornada de ação foi convocada para protestar contra a austeridade e a lei Macron, que inclui medidas como a facilitação dos despedimentos coletivos, a reestruturação das empresas, a privatização dos aeroportos de Nice e de Lyon e a liberalização do trabalho ao domingo e à noite. (ler notícia no esquerda.net: Para evitar derrota, governo francês aprova lei de austeridade por decreto).

Faixa de apoio ao povo grego assinada pelas centrais sindicais CGT, FO, FSU e Solidaires

Considerando que a jornada desta quinta-feira em França foi um sucesso, o NPA salienta que além dos protestos contra a austeridade e a lei Macron, os manifestantes gritaram contra o congelamento dos salários e em defesa das condições de trabalho. Destaca também os desfiles organizados de empresa, citando os de: Radio France, Appel 24, Sambre et Meuse, Carrefour Market, SNCM, Sanofi e a participação de trabalhadores do comércio.

Um dos autocolantes mais partilhados pelos manifestantes dizia “Avec les Grecs” (com os gregos), com os subtítulos “pour une autre Europe” ou “contre les diktats de la finance”.