You are here

Colóquio "O que fará um Governo de Esquerda Socialista?"

Textos sobre políticas do trabalho e da segurança social ("Um governo socialista não pode aceitar a precariedade e a baixa de salários"); economia e finanças (Estratégia para criar emprego); saúde ("É preciso salvar o SNS"); cidades e ordenamento territorial ("Será que uma série de condomínios de luxo são cidades?"); ambiente e energia e desenvolvimento rural e pescas (); igualdade ("O contrário de igualdade não é a diferença, é a desigualdade"); justiça (Para que servem os tribunais judiciais?); educação (Afirmar a escola como bem público) e política externa e de defesa (“É preciso um corte com a cultura da guerra fria do pensamento” ).

(...)

Neste dossier:

Colóquio "O que fará um Governo de Esquerda Socialista?"

A 27 e 28 de Fevereiro de 2010, a Cultra promoveu um colóquio sobre o tema "O que fará um Governo de Esquerda Socialista?", com painéis sobre diversas áreas. Neste dossier, incluimos os artigos que a equipa do esquerda.net fez sobre os diversos painéis do colóquio.

"Um governo socialista não pode aceitar a precariedade e a baixa de salários"

No colóquio promovido pela Cultra, Carvalho da Silva apontou as prioridades na política de trabalho de um governo de esquerda socialista.

"É preciso salvar o SNS"

No painel sobre política de saúde do colóquio "o que fará um governo de esquerda socialista", João Semedo apresentou propostas e Isabel do Carmo comentou.

Afirmar a escola como bem público

Para a última sessão da tarde do Domingo a Cultra escolheu o tema da educação e convidou o professor António Nóvoa. A deputada Ana Drago comentou a apresentação que destacou a necessidade da a afirmação da escola como bem público.

Ambiente e desenvolvimento rural em debate

No segundo dia do colóquio da Cultra, Francisco Ferreira e Fernando Oliveira Baptista falaram das políticas de um governo da esquerda socialista em áreas como a energia, a agricultura e as pescas.

Estratégia para criar emprego

No colóquio "o que fará um governo de esquerda socialista", no painel sobre política económica e de finanças Francisco Louçã apresentou propostas (ver apresentação em pdf ) e João Ferreira do Amaral comentou.

Para que servem os tribunais judiciais?

No painel sobre “Política de Justiça” do colóquio do CULTRA, a investigadora do CES, Conceição Gomes, apresentou as linhas para uma verdadeira política pública de Justiça. O comentário coube ao advogado Teixeira da Mota.

“É preciso um corte com a cultura da guerra fria do pensamento”

Na última sessão do colóquio organizado pela Cultra com o tema “O que fará um governo de esquerda socialista?” o tema foi a política externa e de defesa. A apresentação ficou a cargo do deputado do Bloco de Esquerda José Manuel Pureza, seguida de comentários do general Pezarat Correia.

“O contrário de igualdade não é a diferença, é a desigualdade”

No 7.º painel do colóquio do CULTRA, Virgínia Ferreira explicou o que são políticas de Igualdade. Manuela Tavares comentou, concluindo que um governo de esquerda socialista precisa de movimento feminista.

“Será que uma série de condomínios de luxo são cidades?”

O geógrafo Mário Vale foi o orador no painel sobre o que fará um governo da esquerda socialista “Na política das cidades e ordenamento territorial”.