You are here
Greve nacional dos trabalhadores da vigilância privada

O Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas (STAD) denuncia que ao fim de três negociações diretas com o patronato continua a não haver qualquer acordo para a revisão do contrato coletivo.
Segundo o STAD, às negociações diretas só compareceu uma associação patronal (a AESIRF - Associação Nacional das Empresas de Segurança), enquanto a outra associação (AES - Associação de Empresas de Segurança) não compareceu a nenhuma das reuniões, o que para o sindicato “demonstra a total falta de respeito que estes patrões têm pelos trabalhadores, os direitos e as negociações”.
Cortes no pagamento do trabalho extraordinário
O STAD denuncia também que algumas empresas estão a retirar regalias aos trabalhadores, aplicando um contrato assinado pela Fetese/UGT.
Assim, pelo contrato assinado pelo STAD não podem ser aplicados os regimes de horário concentrado e banco de horas e o trabalho extraordinário tem de ser pago pelos seguintes valores: “1ª Hora – 50%; 2ª Hora – 75%; Horário noturno – 100%; Feriado – 100%”. O STAD assinala que “aos trabalhadores sindicalizados na Fetese, os patrões podem pagar todas as horas a 40%”.
O sindicato alerta também que o pagamento do trabalho realizado em dia feriado é pago a 100%, inclusive o feriado de 1 de Janeiro de 2015, enquanto para os trabalhadores sindicalizados na Fetese - o trabalho realizado em dia feriado é pago a 40%.
Greve a 26 e 27 de março, concentrações a 20 de março
O sindicato considera que enquanto tenta negociar “a revisão do CCT dos trabalhadores”, as associações patronais estão a “boicotar” “a revisão do CCT/STAD porque querem acabar com os direitos existentes”.
Por isso, o STAD convoca uma greve nacional para os dias 26 e 27 de março de 2015, para defender “a manutenção dos nossos direitos consagrados no CCT/STAD”, que “são muito valiosos para os trabalhadores do Sector da Vigilância Privada”.
O STAD convoca também concentração de militantes sindicais para a próxima sexta-feira, 20 de março, às 12h na AES (na avenida Álvares Cabral 61, ao Rato em Lisboa) e às 15h na AESIRF (na avenida Carolina Michaelis de Vasconcelos, 28, em Benfica em Lisboa).
Comments
oi
Para todos os que forem vigilantes / trabalhadores da vigilância privada, visitem este blog útil :
http://vigilanciapt.blogspot.com
Leis, contrato colectivo de trabalho, notícias, empresas de vigilância e dumping social, links úteis entre mais.
Visite e partilhe a sua experiência, denuncie uma situação, etc.
Abraço
Add new comment