You are here

Tsipras na OCDE: “A restruturação da dívida grega é fundamental”

A Grécia e a OCDE assinaram esta quinta-feira um acordo de cooperação para a implementação das reformas do governo grego.
Foto Alexis Tsipras/Twitter

No seu discurso durante a visita à sede da OCDE, o primeiro-ministro grego saudou a colaboração desta organização na concretização do plano de reformas proposto por Atenas para combinar crescimento com justiça social. “Há alguma desconfiança mútua entre a Grécia e os seus parceiros e por isso estamos aqui”, admitiu Tsipras, sublinhando uma vez mais que “a era da austeridade e da troika acabou”. “Aqueles que agem como se os gregos não tivessem votado, ou como se o seu voto fosse irrelevante, estão a tornar a Europa irrelevante aos olhos dos seus cidadãos”, acusou o primeiro-ministro grego.

“É absolutamente fundamental para a Grécia ter a sua dívida restruturada” para que o país volte a ter acesso ao financiamento nos mercados de capitais, e “o conjunto da união monetária só tem a perder se não enfrentar o problema da dívida pública grega”, prosseguiu, concluindo que “o ciclo vicioso da armadilha da dívida e da dependência permanente dificilmente será uma receita saudável para o conjunto da zona euro”.

Tsipras acrescentou que “já não se pode continuar a fingir que não existe uma crise humanitária na Grécia por causa das políticas recessivas de desvalorização interna”, nem que “a dívida pública do país é viável e pagável quando atinge à volta de 178% do PIB, com juros de 6.5 mil milhões por ano até 2021, ano em que sobem para 11 mil milhões e para 24.5 mil milhões em 2022.

“Não podemos continuar com as metas irrealistas e recessivas dos excedentes orçamentais primários de 3% em 2015 e 4.5% a partir daí só para fingir que a dívida pública é viável”, concluiu o primeiro-ministro grego, prometendo lutar pelas reformas que enfrentem “as injustiças enraizadas historicamente e as ineficiências do nosso sistema económico”.

Termos relacionados Internacional
(...)