You are here

Perto de 9 mil alunos do ensino superior abandonam os estudos no primeiro ano

Dos 73 mil alunos que ingressaram, no ano letivo de 2011/12, em licenciaturas e mestrados integrados, 12% desistiu no primeiro ano. Estudantes têm vindo a denunciar o impacto dos cortes impostos no ensino superior pela maioria de direita, que se traduziram no aumento do abandono escolar.

Num estudo sobre percursos no Ensino Superior, no qual a Direção Geral de Estatísticas da Educação e da Ciência (DGEEC) analisa a situação em 2012/13 dos alunos inscritos pela primeira vez em 2011/12, são disponibilizados, pela primeira vez, números rigorosos sobre o abandono escolar a nível do ensino superior.

Dos 73 mil alunos que ingressaram, no ano letivo de 2011/12, em licenciaturas e mestrados integrados, mais de 8650, o equivalente a cerca de 12%, acabaram por desistir dos estudos ao fim de um ano.

As consequências das políticas de austeridade, quer no que respeita ao empobrecimento da população em geral como no que concerne ao subfinanciamento do Ensino Superior em particular, têm vindo a ser denunciadas pela comunidade educativa.

Por ocasião do debate sobre o Orçamento do Estado para 2015, os estudantes insurgiram-se contra os cortes impostos pela maioria de direita, que vieram condenar o ensino superior a uma situação de “total asfixia”.

O aumento dos custos para os estudantes, bem como a degradação das condições materiais e humanas das universidades e politécnicos, foram apontados pelos estudantes como causas do aumento do abandono escolar e do afastamento de vários alunos do ensino superior.

Questionado pelo Diário de Notícias sobre os resultados do relatório da DGEEC, o Ministério da Educação e da Ciência admitiu necessidade de "melhorar o sucesso" e combater "desperdício de recursos".

Termos relacionados Sociedade
(...)