You are here

Bloco quer esclarecimentos de Passos até quarta-feira

Catarina Martins insiste que Passos Coelho deve mostrar o registo contributivo antes do próximo debate quinzenal na AR. O Bloco vai propor o fim das penhoras de primeiras residências por dívidas ao fisco.
Catarina Martins almoçou este sábado com militantes e simpatizantes do Bloco em Olhão. Foto Luís Forra/Lusa

A porta-voz do Bloco de Esquerda defendeu que Passos Coelho não tem condições para se manter no cargo caso não consiga esclarecer as dúvidas que persistem sobre as suas contribuições ao fisco e à Segurança Social. A edição deste sábado do semanário Expresso revela que Passos tem conhecimento de que deixou agora por liquidar 26 meses de contribuições à Segurança Social, dos 58 meses em que não fez descontos na devida altura. "Ou seja, há 26 meses de calote na Segurança Social ainda", resumiu Catarina Martins, sublinhando que a conduta do primeiro-ministro levou a uma situação em que está "em causa o regime e a democracia”.

Para Catarina Martins, que participou num almoço com apoiantes do Bloco em Olhão, este assunto "já se arrasta há tempo demais" e "há tempo demais que o primeiro-ministro dá explicações que nada explicam e que só contribuem para insultar o país”. "E portanto é bom que o senhor primeiro-ministro o faça e o faça antes de quarta-feira, quando há debate quinzenal na Assembleia da República. Porque não pode um primeiro-ministro que está sob suspeita de não respeitar as mais básicas obrigações como cidadão, estar a responder ao parlamento enquanto primeiro-ministro, sem ter explicado exatamente tudo o que fez e tudo o que pagou", afirmou a porta-voz do Bloco, citada pela agência Lusa.

Referindo-se às declarações de Cavaco Silva, que comentou o caso dizendo que não se intromete na "luta político-partidária, a porta-voz do Bloco afirmou-se “profundamente chocada com o facto do Presidente da República não perceber a importância das contribuições para a Segurança Social. O Presidente da República abdicou de receber salário para continuar a receber a sua pensão da Segurança Social”, lembrou Catarina Martins.

Catarina Martins lembrou que o Governo teve desde o início do mandato um discurso moralista sobre os portugueses" e os fez serem "fiscais uns dos outros", levando inclusive à penhora das casas onde vivem por dívidas ao fisco. E anunciou que o Bloco irá propor na Assembleia da República o fim dessas penhoras, porque “não há nada que justifique que alguém fique sem teto para morar”. 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (1)