You are here

Fuga às contribuições de Passos Coelho é notícia na imprensa internacional

A Associated Press fala de um Passos Coelho "corado" a confessar que não é um homem perfeito e a reafirmar que não pretende demitir-se.
Imagem do portal do El Mundo espanhol.

A noticia de um primeiro-ministro de um país que não pagou as devidas contribuições à Segurança Social não passou despercebida na imprensa internacional. Em Espanha, o El Mundo titula que "O primeiro ministro português não pagou à Segurança Social durante cinco anos", enquanto o diário ABC destaca a confissão de Passos Coelho: "Não sou um cidadão perfeito".

Nas notícias das agências internacionais, a Agência France Presse destacou as críticas da oposição à notícia publicada pelo Público no fim de semana, dando conta da reacção do primeiro ministro e do ministro da Segurança Social, apresentando Passos Coelho como uma "vítima dos erros da Administração Pública", depois de não pagar durante cinco anos o que é exigido a todos os trabalhadores. A notícia da AFP é a única a fazer referência à suspeita sobre os rendimentos não declarados ao fisco por Passos Coelho quando estava ao serviço da Tecnoforma nos anos 1990.

A Associated Press, numa notícia reproduzida em vários sites noticiosos britânicos e norte-americanos, fala de um Passos Coelho "corado" a explicar esta terça-feira que "não é perfeito" e que não se vai demitir.

A agência de notícias chinesa Xinhua destaca a acusação do antigo presidente do Instituto de Segurança Social, Edmundo Martinho, a dizer que Passos fugiu ao pagamento das contribuições. No entanto, aumenta o valor pago no mês passado para quatro milhões de euros, em vez dos quatro mil que o primeiro-ministro pagou após ter sido confrontado com a dívida por parte de um jornalista.

Na Alemanha, a agência DPA também sublinha a exigência de esclarecimentos por parte da oposição sobre as dívidas de Passos Coelho à Segurança Social, acrescentando que o primeiro-ministro disse que não sabia que tinha de pagar contribuições ao Estado enquanto trabalhador independente. A noticia chegou à Hungria, com o Népzava online a publicar a foto de Passos Coelho com o título "Esqueci-me de pagar impostos ao Estado".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (1)