You are here
Pais, alunos e professores fecham Escola de Música do Conservatório Nacional a cadeado

Ao som de palavras de ordem como "Alunos unidos, jamais serão vencidos! A Escola Unida, jamais será vencida!" e "Queremos aulas, não temos salas!", a comunidade escolar declarou-se “de luto”, face à “crescente degradação do edifício do Conservatório Nacional”, que já levou ao encerramento de 10 salas de aulas.
Numa carta enviada esta quarta-feira ao Ministério da Educação, a Comissão Conjunta de Pais/Encarregados de Educação, Associação de Estudantes, Professores, Direção e Conselho Geral da EMCN, solicita uma reunião urgente com o ministro Nuno Crato.
Os subscritores do documento lembram que “na sequência do encerramento de 10 salas, pela sua manifesta insegurança e insalubridade”, a Escola de Música do Conservatório Nacional “está neste momento impossibilitada de exercer a sua função principal, uma vez que estão a ficar por lecionar, por semana, centenas de horas de disciplinas vocacionais e académicas, da Iniciação ao Secundário, afetando alunos com exames de passagem de ano, exames de passagem de ciclo, exames nacionais e exames de acesso ao ensino superior”.
“A crescente degradação do edifício do Conservatório Nacional, o qual apresenta múltiplas patologias construtivas, já não é compatível com intervenções paliativas como as que estão a ser sugeridas pela Tutela”, reforçam.
Para quinta-feira, dia 26 de fevereiro está agendado “Um abraço ao Conservatório Nacional”, que terá início pelas 12h.
Os promotores da iniciativa convidam “todos os nossos alunos e antigos alunos, professores e antigos professores, pais e familiares, funcionários e amigos, admiradores e cidadãos em geral para virem dar um abraço literal e metafórico ao Conservatório Nacional”.
Segundo esclarecem, com este protesto pretendem enviar a Nuno Crato “a mensagem inequívoca de que não permitiremos que os nossos alunos continuem a não poder ter aulas, de que não consentiremos que se continue a enganar a opinião pública sobre todo este problema, de que não deixaremos cair o Conservatório Nacional”.
Na terça-feira, a maioria de direita chumbou uma proposta do Bloco de Esquerda no sentido de confrontar o ministro da Educação com a situação de centenas de alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional, impedidos de assistir a aulas por causa do colapso do edifício.
Add new comment