You are here

Pode o eclipse solar de 20 de março afetar o fornecimento de energia europeu?

O eclipse solar do próximo mês de março pode vir a criar conturbações no fornecimento de energia, uma vez que o recurso à energia solar tem vindo a aumentar, alertam alguns operadores de redes de energia.
O eclipse deverá começar às 7:40 e acabar às 12h50, devendo ser visível em todo o continente.

“O risco de um incidente não pode ser completamente descartado”, avisou a Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade (ENTSO-E) esta segunda-feira, acrescentando que o eclipse de 20 de março será “um teste sem precedentes para o sistema de eletricidade da Europa”.

Em 1999, ano em que ocorreu o último eclipse solar, a energia solar representava apenas 0,1% de toda a energia produzida. Hoje, representa cerca de 10,5%.

Segundo a ENTSO-E, um dos países que poderá ser mais afetado pelo eclipse é a Alemanha, que recebe mais de um quarto da sua eletricidade a partir de geradores de energia renováveis e, tal como outros países da União Europeia, está ligado a sistemas de rede de países vizinhos.

A organização europeia está-se a preparar há vários meses no sentido de proteger o sistema de energia do eclipse, que deverá começar às 7:40 e acabar às 12h50, devendo ser visível em todo o continente.

Para além disso, os operadores de rede de energia realizarão teleconferências especiais por toda a Europa durante o período do eclipse e irão “recorrer aos procedimentos habituais de emergência, para proteger o sistema, se for necessário”.

Porém, Patrick Graichen, diretor executivo de um think-thank de energias renováveis sediado em Berlim, contou ao Financial Times que é pouco provável que o eclipse de 20 de março crie algum tipo de problema, uma vez que existem várias maneiras bem conhecidas e testadas de balanceamento de fontes de energia.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)