You are here

Afinal, somos ou não a Grécia?

Portugal, o 'bom aluno', não tem indicadores assim tão diferentes da Grécia. Vejam-se os dados:

Em termos de ajustamento orçamental, retirando o peso dos juros da dívida pública, a Grécia fez uma maior e mais dura consolidação que Portugal, com resultados quantitativamente mais impressionantes.

Em % do PIB. FMI

Quanto aos desequilíbrios comerciais (saldo entre exportações e importação de bens e serviços), o milagre português parece, afinal, não ser só mérito do ministro Pires de Lima. Tanto Portugal como a Grécia conseguiram passar de um défice da balança corrente para uma situação de saldo positivo. Podemos discutir se se deveu mais ao decréscimo das importações, ao aumento das exportações, ou a ambos, mas o 'suposto' desequilíbrio desapareceu.

Em % do PIB. FMI

Momento 'no comments':

Em % do PIB. FMI e cálculos próprios

Até nos indicadores de produção industrial os dois países se assemelham. A exceção é o ano de 2010 quando Portugal consegue uma pequena recuperação do PIB, e a Grécia não (apesar da consolidação orçamental e da balança corrente).

FMI

Cá está. Em 2010 a situação de recessão na Grécia agravou-se enquanto, em Portugal, houve uma ligeira recuperação. Apesar disso também a Grécia tem vindo a aproximar-se mais da estagnação do que da recessão.

FMI

Tudo isto apesar de, entre 2008 e 2011, a Grécia ter liderado a tabela das "reformas estruturais" da OCDE, não tendo Portugal muito atrás. Ainda assim, perdemos no ranking (e bem sabemos como o governo gosta de rankings).

Conclusões? Algumas.

1. Tanto Portugal como a Grécia conseguiram um saldo primário positivo, ou próximo disso, e uma balança corrente equilibrada. Apesar disso, a crise mantém-se. O sistema financeiro não está mais estável, a dívida (pública e externa) não parou de aumentar e o desemprego é absolutamente insustentável, assim como os níveis de pobreza.

2. Portugal, o 'bom aluno', não tem indicadores assim tão diferentes da Grécia. Não parece ser o esforço de consolidação, a estrutura da nossa economia, ou o 'milagre' da balança comercial que nos distingue da Grécia, mas sim o nosso Estado Social. O Estado Social que está sob o mais violento ataque, acusado de ser uma das causas do despesismo público, é o mesmo que permitiu amortizar (ainda que parcialmente) os efeitos da austeridade, desenhada para o atingir.

3. Podemos também falar sobre diferenças nos sistemas tributários, e como a Grécia tem dificuldade em aumentar a receita fiscal e cobrar impostos, sobretudo a quem mais ganha. Mas essa é a parte das reformas que o atual governo grego se propõe a levar a cabo, já que nenhum outro antes o fez. E também em Portugal temos a nossa história para contar sobre grande fuga ao fisco...

4. Cinco anos da mais profunda austeridade e a pergunta mantém-se: o que fazemos com a dívida?

Artigo publicado no blogue Inflexão

Sobre o/a autor(a)

Deputada. Dirigente do Bloco de Esquerda. Economista.
Comentários (1)