Sinn Féin à frente das sondagens na Irlanda

Na mais recente sondagem divulgada na República da Irlanda, o Sinn Féin é o primeiro partido, com 26% de intenções de voto e tendo subido 5 pontos em relação à sondagem anterior. O Sinn Féin e outras forças sociais e políticas, envolvidas na campanha contra a taxa da água, procuram convergência eleitoral à esquerda.
O Sinn Féin é o partido com maiores intenções de voto na República da Irlanda - Foto de SinnFéin/flickr

As forças sociais e políticas envolvidas na campanha contra a taxa da água, right2water.ie, procuram convergir numa plataforma eleitoral para as próximas eleições legislativas na República da Irlanda.

Leia: Milhares de irlandeses manifestaram-se contra a taxa da água

Cinco dos sindicatos envolvidos na campanha contra a taxa da água (CPSU, Communication Workers’ Union, Mandate, OPATSI e Unite ) convocaram uma assembleia para o primeiro fim de semana de maio, para debater princípios fundamentais para uma plataforma de luta pela mudança nas próximas eleições legislativas na Irlanda.

Na assembleia, que terá lugar a 1 e 2 de maio de 2015, participam os partidos políticos envolvidos na campanha right2water, nomeadamente o Sinn Féin e a Aliança Anti-Austeridade (AAA).

Gráfico de independent.ie

Segundo notícia de thejournal.ie, para a assembleia estão também convidadas ONG's, ativistas sociais e académicos.

Sinn Féin à frente nas sondagens

Na mais recente sondagem divulgada no passado sábado 14 de fevereiro, o Sinn Féin tornou-se o partido com mais elevadas intenções de voto (26%), tendo subido 5 pontos em relação à última sondagem, de outubro de 2014. O Sinn Féin obteve 10% nas eleições legislativas de 2011.

No quadro ao lado pode ser vista a evolução dos diferentes partidos nesta sondagem. (Clicar no quadro para ver em maior e noutra janela)

Destaca-se que os partidos que estão atualmente no governo - Fine Gael e Labour, que obtiveram 36% e 19% nas eleições de 2011, têm nesta sondagem 25% e 6%, respetivamente.