You are here

Eurodeputados apelam aos líderes europeus para que assegurem o futuro da Grécia

Um grupo de eurodeputados de vários Estados Membros e de diversos grupos políticos (GUE/NGL, Verdes/ALE e S&D) lançaram hoje um apelo de apoio ao Governo da Grécia. A "Grécia, uma nova oportunidade para a Europa" foi o mote que juntou os promotores desta iniciativa, entre os quais Marisa Matias, do Bloco de Esquerda.

Os signatários apelam aos líderes europeus que "assegurem o futuro da Grécia dentro da família europeia, em respeito total pela democracia, justiça social e solidariedade", alertando os mesmos para o facto de a não concretização desse objetivo pôr em risco todo o projeto europeu.

Os signatários consideram que as "eleições na Grécia em Janeiro, abriram a possibilidade de uma mudança na Europa" e acreditam que "o grito de esperança do povo grego é o impulso que faltava para a mudança de curso no nosso continente".

Face à tragédia humanitária sem precedente que se vive na Grécia, os líderes europeus não podem continuar a esconder-se teimosamente por trás dos programas de ajustamento e da Troika. "Algumas vozes na Europa tentam convencer-nos que a Grécia é o problema, mas os verdadeiros problemas que a UE enfrenta são o desemprego, a desigualdade social e a dívida. Estes são os problemas europeus que impõem uma solução comum." - pode ler-se na carta.

Os eurodeputados entendem que "as instituições europeias e os governos nacionais estão a ser confrontados com o falhanço total das suas respostas à recessão económica grave e sem precedentes na Grécia, assim como relativamente ao aprofundamento de políticas económicas que aumentaram as desigualdades e prejudicaram o projeto europeu."

Os signatários acreditam que a "solidariedade deve prevalecer e todos devemos fazer um esforço para mudar o rumo catastrófico que foi estabelecido para a Grécia nos últimos anos." E concluem, "se isso for efetivamente conseguido, então toda a Europa tirará benefícios".

Os primeiros signatários são (por ordem alfabética):

Marina Albiol (GUE/NGL, ES)

Guillaume Balas (S&D, FR)

Sergio Coffferati (S&D, IT)

Pablo Iglesias (GUE/NGL, ES)

Eva Joly (Greens/EFA, FR)

Ska Keller (Greens/EFA, DE)

Edouard Martin (S&D, FR)

Marisa Matias (GUE/NGL, PT)

Liliana Rodrigues (S&D, PT)

Molly Scott Cato (Greens/EFA, UK)

Barbara Spinelli, (GUE/NGL, IT)

Marc Tarabella, (S&D, BE)

Ernest Urtasun (Greens/EFA, ES)

Notícia do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu

Termos relacionados Política
(...)