You are here

Ações de solidariedade com o povo grego em Portugal e na Europa

Nesta quarta-feira, realizaram-se ações de solidariedade em Lisboa, Porto, Coimbra e em muitas cidades europeias. Para esta quinta-feira, 12 de fevereiro, está convocada uma sessão “Hora de apoiar a Grécia” em Lisboa, às 21.30h na Casa do Alentejo. Domingo, 15 de fevereiro, haverá concentrações em Lisboa, Porto, Braga, Faro e Portimão.
Para esta quinta-feira, 12 de fevereiro, está convocada para as 21.30h uma sessão na Casa do Alentejo em Lisboa, com o título “Hora de apoiar a Grécia”

No dia da reunião do Eurogrupo (esta quarta-feira, 11 de fevereiro), antecipada para aumentar a chantagem sobre o povo grego e o governo do Syriza, realizaram-se vigílias de solidariedade em Lisboa, Coimbra e Porto.

Em Lisboa, mais de 200 pessoas concentraram-se junto à sede da Comissão Europeia em Lisboa. Faixas e cartazes com as frases “Je suis Syriza”, “De pé”, “O medo mudou de lado”, “Nem mais um sacrifício pelo euro”, marcavam a concentração.

À Lusa, o deputado Luís Fazenda do Bloco de Esquerda declarou:

“A Europa tem de deixar para trás as políticas de austeridade. Temos de ter políticas pró-emprego, políticas sociais e para o desenvolvimento. Este modelo conservador e que só aproveitou a alguns grupos económicos e algumas multinacionais está definitivamente condenado. Temos de o alterar”.

Luís Fazenda afirmou ainda: “Em nome dos gregos, mas sobretudo em nome da Europa e dos portugueses temos de estar na linha da frente destas transformações. Este é o ano das transformações”.

Em Coimbra, cerca de 150 pessoas concentraram-se ao final da tarde na Praça 8 de maio.

Coimbra, 11 de fevereiro

Sessão na Casa do Alentejo em Lisboa

Para esta quinta-feira, 12 de fevereiro, está convocada para as 21.30h uma sessão na Casa do Alentejo em Lisboa, com o título “Hora de apoiar a Grécia”.

Nessa sessão intervirão Catarina Martins, António Pedro Vasconcelos, José Castro Caldas e Luísa Teotónio Pereira.

Concentrações no fim de semana

Para o próximo domingo, dia 15, estão também marcadas várias concentrações de solidariedade com o povo grego:

Lisboa: Largo de Camões, 15h

Porto: Praça da Batalha, 15h30

Braga: Arcada, 15h30

Lisboa, 11 de fevereiro

Faro: Consulado da Alemanha, 14h30

Portimão: Câmara Municipal de Portimão, 15h30

No sábado, 14 de fevereiro, há concentração em Viseu às 16h na Praça D. Duarte, antecedida de uma caravana automóvel com arranque marcado para as 15h da Av. Europa, em frente ao Tribunal.

Solidariedade com o povo grego e o governo do Syriza na Europa

Nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, realizaram-se ações em diversas cidades europeias e para o próximo fim de semana estão igualmente marcadas diversas manifestações em cidades europeias.

Bruxelas, 11 de fevereiro

Dublin, 11 de fevereiro

Milão, 11 de fevereiro

Nápoles, 11 de fevereiro

Roma, 11 de fevereiro

Paris, 11 de fevereiro

Londres com a participação de Chris Williamson, deputado do Labour, 11 de fevereiro

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)