You are here

“Cavaco Silva alinha com quem faz chantagem contra o sul da Europa”

A porta voz do Bloco Catarina Martins acusou esta quarta-feira o presidente da República de “esquecer o interesse nacional” e de fazer declarações perigosas “porque seguem o alinhamento populista dos egoísmos nacionais”.
Foto de Miguel A. Lopes, Lusa.

“Cavaco Silva esquece tudo o que alguma vez disse sobre o projeto europeu e tem um discurso alinhado com quem na Europa quer alimentar culpas entre os povos e que tanto tem prejudicado o projeto europeu e que tem prejudicado também o nosso país”, avançou a dirigente bloquista.

Após o presidente da República ter frisado que “muitos milhões de euros” já saíram “da bolsa dos contribuintes portugueses" para a Grécia, Catarina Martins frisou, em declarações aos jornalistas no parlamento, que o discurso de Cavaco Silva “é, acima de tudo, um discurso errado por duas razões”.

“Primeiro, porque o presidente da República parece querer esconder que o empréstimo concedido à Grécia é exatamente o mesmo mecanismo que permitiu que outros países emprestassem bem mais dinheiro a Portugal. E errado também porque parece querer esconder a dimensão do empréstimo, que é relativamente pequeno”, avançou a porta voz do Bloco.

“Para que se perceba a dimensão, lembro que o desvario cavaquista com o BPN custou aos bolsos dos portugueses cinco vezes mais do que o empréstimo que Portugal fez à Grécia”, acrescentou.

“Para que se perceba a dimensão, lembro que o desvario cavaquista com o BPN custou aos bolsos dos portugueses cinco vezes mais do que o empréstimo que Portugal fez à Grécia”, acrescentou.

Segundo Catarina Martins, “não deixa de ser revelador que, numa altura em que se discute uma alternativa à austeridade na Europa, se quebre o verniz da direita e que esta passe a alinhar com um discurso que nem Angela Merkel teve tão violento contra os povos do sul da Europa e da periferia do euro”.

Referindo-se ao facto de o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, ter afirmado esta terça-feira que Portugal não pode ser comparado à Grécia e que o executivo português estará sentado no lado oposto do grego na mesa de negociações, a dirigente bloquista salientou que “Rui Machete infelizmente é ainda mais popular do que Cavaco Silva no que respeita a proferir afirmações desajustadas na altura errada”.

“O PSD deve ter cuidado quando fala dos topos e dos rankings”, alertou Catarina Martins, lembrando que só a Grécia ultrapassa Portugal em encargos com PPP 's.

Termos relacionados Política
Comentários (3)