IG Metall apoia Grécia e reclama aumento de 5,5% na Alemanha

O poderoso sindicato alemão defende que a mudança de governo na Grécia é uma oportunidade para a Europa repensar a sua política económica.
As greves de aviso antecederam o início das negociações com o patronato. Foto IG Metall Bayern/Twitter

No site do IG Metall está publicada desde segunda-feira a posição conjunta de sindicatos europeus que veem na vitória do Syriza “uma oportunidade não apenas para os países em dificuldades, mas também para rever em profundidade a política económica e social da União Europeia”. Para o sindicato alemão, a austeridade e a recessão provocaram uma crise social e humanitária sem precedentes na Europa, enquanto os milhares de milhões de euros destinados à Grécia serviram sobretudo para estabilizar o setor financeiro.

A abertura do período de negociações com o patronato tem agitado as fábricas dos gigantes do setor automóvel alemão, com as “greves de aviso” a contarem com forte adesão. Do lado do IG Metall, o maior sindicato da Europa que representa 3,7 milhões de trabalhadores na Alemanha, está em cima da mesa a proposta de aumento salarial de 5,5%, a par de melhores condições nos acordos coletivos para as pré-reformas e um contrato coletivo que dê mais tempo para os trabalhadores frequentarem ações de formação e ganharem novas qualificações.

Em entrevista à Bloomberg Business, o dirigente do IG Metall Uwe Fink justificou a proposta de 5,5% de aumento salarial com a necessidade de evitar a deflação e poder estabilizar a procura interna aumentando os salários. Defendendo que o motor da economia alemã não pode assentar apenas nas exportações, o sindicalista diz que o aumento da procura interna na Alemanha ”pode contribuir para reduzir os desequilíbrios que existem hoje na Europa”. E não escondeu a satisfação ao saber que, pela primeira vez, tem o governador do Banco Central Europeu a concordar com a opinião do sindicato no que respeita ao aumento salarial significativo.

Termos relacionados Internacional