You are here

Antecipação do Eurogrupo é escalada das pressões sobre a Grécia

Ao antecipar a reunião para dia 11, Dijsselbloem pretende fazer um encontro dos intransigentes em relação à Grécia e esvaziar a cimeira europeia, onde poderiam surgir vozes divergentes ou contradições.
O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, convocou reunião extraordinária dos ministros das Finanças dos países do Euro para o próximo dia 11 de fevereiro, que será exclusivamente dedicada à situação da Grécia – Na foto Wolfgang Schäuble (ministro das finanças da Alemanha), Jeroen Dijsselbloem (presidente do Eurogrupo) e Mario Draghi (presidente do BCE)

O presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem, convocou uma reunião extraordinária dos ministros das Finanças dos países do Euro para o próximo dia 11 de fevereiro, que será exclusivamente dedicada à situação da Grécia e ao cumprimento do chamado plano de resgate, que deveria concluir no dia 28 de fevereiro. A reunião antecipa em um dia a cimeira europeia, que reúne os chefes de governo dos 28 países da União Europeia, incluindo o novo primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras.

Uma simples mudança de data de uma reunião está a ser vista como uma nova pressão sobre o novo governo grego.

A antecipação da reunião do Eurogrupo não é inocente. É previsível que nesta os ministros das Finanças do Euro falem a uma só voz: a do ministro alemão Wolfgang Schauble, deixando Yanis Varoufakis isolado. Em contrapartida, na cimeira europeia podem surgir vozes dissonantes com a chanceler Angela Merkel. Por isso, Dijsselbloem, que protagonizou um dos encontros mais tensos com o ministro das Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, e se mostrou irredutível em relação à continuidade da austeridade, fez questão de realizar antes o encontro dos intransigentes, esvaziando, desta forma, a cimeira europeia.

O sinal é claro: uma simples mudança de data de uma reunião está a ser vista como uma nova pressão sobre o novo governo grego, de quem Dijsselbloem e Schauble só esperam uma coisa: a capitulação.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)