You are here

Portagens fora na A22!

Plataforma organiza no sábado 7 de fevereiro uma marcha que sairá de dois pontos – Vila Real de Santo António e Ayamonte – pela livre circulação na Via do Infante. Comunicado lembra que devido às portagens Ayamonte perdeu 30% de visitantes portugueses em 2014, enquanto o Algarve perdeu 50% de visitantes espanhóis.
Cartaz do evento
Cartaz do evento

A Plataforma A22 realiza no próximo sábado uma marcha de viaturas sobre a Ponte Internacional do Guadiana pela abolição das portagens na Via do Infante.

A ação chama-se “Marcha Internacional do Guadiana pela Livre Circulação na A22 – Portagens Fora!” e terá dois pontos de partida: de Vila Real de Santo António, parque do Mercado Municipal, pelas 16.00 h, e de Ayamonte, rotunda de acesso ao polígono industrial, pelas 17.00 h (hora espanhola). A marcha de viaturas irá circular sobre a ponte duas vezes seguidas.

A marcha de viaturas irá circular sobre a ponte duas vezes seguidas

Recorde-se que a Plataforma Hispano-Portuguesa Contra as Portagens na A22 engloba a Comissão de Utentes da Via do Infante, o Podemos, a Izquierda Unida e o Bloco de Esquerda.

Segundo um comunicado divulgado pela plataforma, a imposição das portagens pelo governo PSD/CDS, com o apoio do PS, a partir de 11 de dezembro de 2011 contribuiu fortemente para o estrangulamento social e económico do Algarve”, citando o aumento exponencial do desemprego, falências de pequenas empresas e dando origem a um tráfego caótico na EN 125.

Cerca de cem mortes

As portagens na A22 foram responsáveis de muitos acidentes, causadores de cerca de 100 mortes e de milhares de feridos, a maioria na EN 125, uma rua urbana que não constitui qualquer alternativa e que se transformou de novo na “estrada da morte”.

Segndo a Plataforma, as portagens na A22 acabaram também por revelar-se prejudiciais para a região espanhola da Andaluzia, pois só Ayamonte perdeu 30% de visitantes portugueses em 2014, enquanto o Algarve perdeu 50% de visitantes espanhóis.

Ver evento no Facebook

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)