You are here

Tsipras diz-se "otimista" após reuniões em Bruxelas

O primeiro-ministro grego prossegue a ronda de contactos com os líderes políticos europeus. O otimismo também marcou o encontro desta quarta-feira entre Varoufakis e Draghi em Frankfurt.
Tsipras e Juncker encontraram-se em Bruxelas para discutir uma solução para a dívida grega.

"Estou muito otimista após estas reuniões e estamos no bom caminho. Claro que ainda não existe um acordo, mas estamos na direção certa para alcançar um acordo viável", afirmou Alexis Tsipras aos jornalistas no fim da ronda de encontros que começou com o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, seguido do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk e o presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz.

"O nosso objetivo é respeitar a soberania do povo na Grécia e o mandato claro que nos deram os cidadãos, e ao mesmo tempo respeitar as regras da UE. Queremos corrigir esse marco, não destrui-lo", garantiu Tsipras, citado pela agência Efe. O presidente da Comissão Europeia fez questão de o receber de forma afável e tomou a iniciativa de caminhar de mãos dadas com Tsipras em frente aos jornalistas.

Enquanto o primeiro-ministro grego se encontrava com os responsáveis da UE, o seu ministro das Finanças prosseguia a ronda paralela de visitas, desta vez ao governador do Banco Central Europeu. Após o encontro com Mario Draghi, Yanis Varoufakis insistiu em dar uma nota otimista mas também algo polémica, como tem sido seu hábito, ao dizer à imprensa que "o BCE é o banco central da Grécia".

A ronda de contactos prossegue com a visita de Alexis Tsipras a França, onde se vai encontrar com François Hollande. Para esta quinta-feira está agendado o muito aguardado encontro entre Varoufakis e o ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble.

"Não tenho dúvidas de que podemos concluir as negociações com os nossos parceiros europeus, bem como o FMI e o BCE, num curto espaço de tempo de forma a podermos impulsionar a economia grega", afirmou Varoufakis citado pela agência Reuters. Ao diário italiano Il Messaggero, Varoufakis estimou em cerca de seis semanas o  tempo necessário para elaborar "um programa coerente de propostas alternativas à austeridade da troika".

A ronda de contactos prossegue com a visita de Alexis Tsipras a França, onde se vai encontrar com François Hollande. Para esta quinta-feira está agendado o muito aguardado encontro entre Varoufakis e o ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble.

Na terça-feira, o encontro de Tsipras com o primeiro-ministro italiano ficou marcado por declarações no sentido de haver mudanças na zona euro. Matteo Renzi afirmou que a Europa "deve falar mais em crescimento e menos em austeridade" e no final do encontro ofereceu  uma gravata italiana a Tsipras, que este prometeu usar no momento em que se chegue a um acordo viável sobre a restruturação da dívida grega.

Termos relacionados Internacional
(...)