Marcha do Podemos: Uma hora antes milhares de pessoas já enchiam praça de Madrid

Realiza-se neste sábado a “Marcha da Mudança” em Madrid, convocada pelo Podemos. Uma hora antes do início dezenas de milhares de pessoas já enchiam a praça Cibeles. Catarina Martins, porta-voz do Bloco, presente na marcha, afirma que a Europa está a viver "um virar de página" que também chegará a Portugal.

A “Marcha del Cambio” (“Marcha da Mudança”) foi convocada pelo partido Podemos, liderado por Pablo Iglesias, e está a decorrer em Madrid. As palavras de ordem mais gritadas são "Sí se puede" (“Sim podemos”) e "Es la hora del cambio" (“É a hora da mudança”).

Catarina Martins, porta-voz do Bloco de Esquerda, e Marisa Matias, eurodeputada, participam na marcha.

À agência Lusa, no decorrer da marcha, Catarina Martins afirmou:

"Estamos a viver um virar de página na Europa. Nada ficará na mesma depois da Grécia, há pela primeira vez um governo eleito contra a austeridade. Mas para que haja mudança precisamos que essa luta contra a austeridade se estenda a outros países".

Catarina Martins sublinhou ainda:

“Espanha pode ser o próximo país a conseguir um governo contra a austeridade. Julgo que os países são diferentes - a realidade na Grécia é diferente da realidade de Espanha, Portugal e da Irlanda -, mas se há alguma esperança para a Europa, para o futuro, ela passa pelos países do Sul, que foram tão martirizados com memorandos da Troika”.

“A Grécia levantou-se, a Espanha está a levantar-se, Portugal também terá de fazer o seu caminho. São percursos diferentes. Mas em Portugal, quem tem hoje 18, 20, 30 anos olha para o seu país e diz 'Eu quero viver aqui' e sabe que tem de fazer parte deste movimento dos países dos Sul da Europa, contra a austeridade e o rotativismo”, afirmou ainda à Lusa a porta-voz do Bloco de Esquerda.

Termos relacionados Política