You are here

Memórias: Primeira emissão televisiva há 89 anos

No dia 26 de janeiro de 1926, os membros da Royal Institution assistiram, em Londres, à primeira emissão de televisão da história. Isso foi há 89 anos. Por António José André.
O inventor, engenheiro e empresário escocês John Logie Baird.
O inventor, engenheiro e empresário escocês John Logie Baird.

A sessão ocorreu no laboratório do inventor, engenheiro e empresário escocês John Logie Baird. Tratava-se de uma pequena imagem animada de 30 linhas verticais (a preto e branco), que permitia distinguir claramente a silhueta de uma personagem transmitida a partir de um emissor na sala vizinha.

A televisão de Baird foi o resultado de uma longa cadeia de inovações. Tudo começou, em 1875, quando o norte-americano G.R.Carey sugeriu o emprego de selénio, material cuja resistência elétrica varia em função da iluminação, para a transmissão de imagens à distância.

Alguns anos mais tarde, em 1883, o alemão Paul Nipkow inventou e patenteou um disco giratório capaz de analisar imagens, o "telescópio elétrico". John Logie Baird inspirou-se nesse invento para planear o seu dispositivo.

A expressão "televisão" apareceu antes da invenção de John Logie Baird, durante a Exposição Universal de Paris, em 1900.

Em 1923, o pesquisador norte-americano de origem russa Vladimir Zworykin inventou uma câmara eletrónica (o iconoscópio), origem da televisão eletrónica. Em 18 de novembro de 1929, quando trabalhava para a Westinghouse, Zworykin apresentou o primeiro receptor de televisão inteiramente eletrónico.

Mais tarde, concorrendo com Baird, o inventor norte-americano Charles Jenkins fez, em junho de 1925, uma demonstração pública de transmissão de imagens animadas de modo similar à base de disco giratório analisador de imagens.

Em julho de 1928, John L. Baird deu os primeiros ensaios da televisão a cores. As primeiras emissões regulares televisionadas, a partir do emissor de Daventry, chegaram mais tarde, em 30 de setembro de 1929, associadas à BBC.

Termos relacionados Cultura
(...)