You are here

Marisa Matias na Grécia: “Se o Syriza ganhar acaba-se com o caos”

A eurodeputada bloquista afirmou, num comício em Salónica: “A Europa do diretório vai perceber de uma vez que a solidariedade tem muito mais força do que a chantagem. Dizem que se o Syriza ganhar será o caos. A isso respondemos: se o Syriza ganhar acaba-se com o caos”.
Marisa Matias afirmou num comício em Salónica: “Estou certa que o povo grego irá escolher uma 'cara familiar' como pediu o presidente da Comissão. A cara familiar do povo grego é Alexis Tsipras"

Nesta quinta-feira, Marisa Matias participou num comício no Centro de Cultura "Christos Tsakiris", localizado na zona oeste de Salónica, a mais pobre e afetada pela crise. No comício, com a sala completamente cheia - na parte de baixo e no balcão -, intervieram também Ernest Urtasun, da Iniciativa per Catalunya Verds, e Stefan Eck da Human Environmental Animals Protection.

Marisa Matias começou por referir que “há 10 anos que o Syriza e o Bloco estão juntos na luta contra a austeridade” e afirmou: “Nestes 10 anos - como num casamento ou numa união de facto - estivemos nos bons e nos maus momentos. Este é seguramente o melhor de todos da nossa vida conjugal”.

A eurodeputada saudou as lutas travadas e ganhas em Salónica: “Bravo para o trabalho que fizeram na luta contra a mina de ouro, obrigada por terem conseguido fazer aprovar o referendo que rejeitou a privatização da água”, destacou.

Considerando que “uma vitória do Syriza será uma vitória para toda a Europa”, Marisa Matias sublinhou: “Estas eleições são gregas, está em causa a soberania do povo grego, mas são também portuguesas, espanholas, europeias”.

“Estivemos convosco ontem, estamos hoje e estaremos amanhã”, prosseguiu a eurodeputada bloquista. “Seremos a base de apoio quando começarem a criar dificuldades após a vitória do Syriza. Nós e tantos e tantas por toda a Europa. Não estão sozinhos, estão muito acompanhados”, realçou.

A terminar, Marisa Matias afirmou: “Estou certa que o povo grego irá escolher uma 'cara familiar' como pediu o presidente da Comissão. A cara familiar do povo grego é Alexis Tsipras. Se tivesse dupla nacionalidade seria portuguesa e grega, mas isso hoje é irrelevante. Desde 2010 que somos todos gregos e gregas”.

Comício em Salónica

Termos relacionados Política
(...)