Polónia: Mineiros em greve contra encerramentos

Centenas de mineiros permanecem debaixo de terra em protesto contra os planos do governo para encerrar minas e deixar milhares de desempregados.
Os mineiros da Silésia estão a recusar subir à superfície em protesto contra a privatização e encerramento das minas da Silésia. Foto Dziennik Zachodni

Em resposta ao projeto do governo polaco, que pretende encerrar quatro das 14 minas de carvão da Kompania Weglowa, detida pelo Estado, e privatizar as restantes, os mineiros de Brzeszcze recusaram-se a regressar à superfície no final do seu turno.

O protesto estendeu-se a outras minas da região e às trabalhadoras à superfície, segundo o portal Dziennik Zachodni, que refere também ações de solidariedade com este protesto por parte de familiares dos mineiros e da população local, incluindo cortes de estrada.

“Esta é a maior greve de sempre”, declarou Boguslaw Ziętek, do sindicato WZZ Agosto 80, sublinhando ter sido uma ação espontânea e não organizada pelos sindicatos. “As pessoas estão desesperadas” por causa do anunciado encerramento da mina e não vão desmobilizar tão cedo, prevê o sindicalista. Quanto às negociações com o Governo, previstas para esta sexta-feira, não deverão acontecer. “Os sindicatos não vão à reunião por causa da gravidade da situação aqui”, prosseguiu Ziętek, dizendo esperar “que alguém do governo venha até à Silésia”.

Termos relacionados Internacional