“Estamos a assistir na Grécia a um grande momento de esperança para a Europa. O que está a acontecer no país pode significar o princípio do fim da austeridade. E aquilo que é preciso é solidariedade com o povo grego para que este possa fazer as suas opções”, defendeu a dirigente bloquista.
Segundo Catarina Martins, “o ministro Rui Machete, ao pôr-se em bicos dos pés para aparecer na fotografia de Angela Merkel a fazer chantagem sobre o povo grego, mostra duas coisas: que o Governo é totalmente submisso aos interesses alemães e não é capaz de defender o seu próprio país e que o ministro marca o seu mandato por falar sempre na hora errada”.
Após o Der Spiegel publicar um artigo no qual avança que a chanceler Angela Merkel considera “inevitável” uma saída da Grécia do euro se as eleições antecipadas de 25 de janeiro derem a vitória ao Syriza, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, afirmou esta terça-feira que a eventual saída da Grécia da Zona Euro não teria consequências muito relevantes nem para o euro nem para Portugal.