Greve das trabalhadoras de limpeza do Museu do Oriente

Trabalhadoras e trabalhadores de limpeza da empresa Vadeca no Museu do Oriente em Lisboa estarão em greve nesta segunda-feira, 5 de janeiro de 2015, exigindo o pagamento integral e atempado dos salários.

O sindicato dos trabalhadores de serviços de portaria, vigilância, limpeza, domésticas, e atividades diversas (STAD) anuncia que os trabalhadores e as trabalhadoras de limpeza da Empresa Vadeca no Museu do Oriente vão efetuar uma greve de 24 horas no dia 5 de Janeiro, exigindo o pagamento integral e atempado dos salários, o pagamento dos valores em dívida do subsídio de Natal e o cumprimento da lei e do contrato coletivo de trabalho.

Segundo o STAD, a Vadeca não pagou os salários no final do mês de Novembro no último dia útil do mês e quando procedeu ao pagamento apenas pagou metade, pagando os restantes 50% apenas a meio de dezembro.

O sindicato refere que ao longo dos últimos anos, tem vindo a acompanhar em muitos locais de trabalho da Vadeca a falta do pagamento dos salários no último dia útil de cada mês e o pagamento em prestações, salientando que a empresa tem dito que a situação é passageira, mas “mês após mês, continua a fazer o mesmo”.

O STAD sublinha que a lei e o contrato coletivo das limpezas industriais são claros: “os salários são para ser pagos até ao último dia útil de cada mês e na sua totalidade e o subsídio de Natal tem que ser pago até ao dia 20 de dezembro a todos os trabalhadores - não se pode pagar a uns e não pagar a outros”.

Termos relacionados Sociedade