Andaluzia: Saídas da Izquierda Unida devido a pacto de governo com PSOE

A CUT (Candidatura da Unidade dos Trabalhadores), a que pertence o autarca de Marinaleda Sánchez Gordillo, decidiu “congelar” a sua participação na IU e alguns dirigentes como Diego Cañamero, porta-voz do Sindicato Andaluz dos Trabalhadores (SAT), abandonaram-na.
Diego Cañamero, porta-voz do Sindicatoi Andaluz dos Trabalhadores, afirma: “A Izquierda Unida está a ser um travão à mudança política”

A Assembleia Nacional da CUT, realizada no passado domingo, 28 de dezembro de 2014, tomou a decisão de “congelar” a sua participação nos órgãos andaluzes da Izquierda Unida (IU) em protesto contra o funcionamento “antidemocrático” da assembleia da IU, realizada no fim de semana anterior, e contra o pacto de governo com o PSOE e o apoio da IU ao orçamento para 2015 da Junta da Andaluzia.

A CUT pediu à IU que abandone o governo andaluz “quanto antes e que pactue com a rua, com as lutas, com as pessoas”, segundo disse à EFE Álvaro García, deputado da IU no parlamento andaluz.

Diego Camañero, membro da CUT e porta-voz do SAT (Sindicato Andaluz dos Trabalhadores), porém decidiu mesmo abandonar a IU.

Além dele, também decidiram abandonar a IU outros dirigentes da CUT, nomeadamente Manuel Rodríguez, porta-voz da IU na Diputación Provincial de Sevilla, e José Caballero e María García, membros do conselho andaluz e federal da IU.

Álvaro García disse ainda à agência que a assembleia da IU foi um “fiasco” e que o referendo à continuação da IU no governo andaluz com o PSOE “deveria realizar-se em janeiro e não em junho”.

A CUT diz que continuará de momento na IU mas abrirá um processo de reflexão, com outros coletivos dentro e fora da coligação, sobre a necessidade de recuperar, neste momento de grave crise económica e social, “ferramentas úteis à esquerda e à luta pela transformação social”.

O site elpural.com salienta que Juan Manuel Sánchez Gordillo, dirigente da CUT, do SAT e conhecido alcaide de Marinaleda, manifestou simpatia para com o novo partido Podemos e declarou em outubro passado que a CUT deveria abandonar a IU pelo pacto com o governo andaluz e o PSOE e avisava que o orçamento da junta da Andaluzia para 2015 seria o momento decisivo.

Diego Cañamero: “A Izquierda Unida está a ser um travão à mudança política”

Em entrevista ao publico.es, Diego Cañamero afirma que “há uma corrente de mudança na sociedade e que a IU está a ser um travão a essa mudança a nível geral” e que “a nível autonómico, a IU não está a ser somente um travão, mas está a apoiar um partido na Andaluzia que está metido na corrupção”, que tem estado sempre na governação e conduziu a Andaluzia à cauda da Europa.

Questionado sobre o que a IU teria que fazer para recuperar o seu apoio e o da CUT, o porta-voz do SAT declara: “Romper o pacto com Susana Díaz [presidente da Junta da Andaluzia e dirigente do PSOE] e abrir um processo aberto e democrático para renovar toda a direção da IU”.

Termos relacionados Internacional