Barcos Barreiro-Lisboa param três horas na quarta-feira

No último dia do ano, as ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa serão interrompidas, durante três horas ao início da tarde, devido a um plenário convocado pela comissão de trabalhadores da Soflusa.
Foto de Paulete Matos

O plenário decorre entre as 13.55h e as 15.55h, devendo provocar a paralisação das carreiras entre as 13.25 e as 16.25.

Os trabalhadores protestam contra o recurso da Soflusa a trabalhadores de empresas de trabalho temporário para substituir trabalhadores auxiliares de terra que faltam na empresa e que, segundo os sindicatos e a CT “desenvolvem a sua atividade no contexto da empresa e sob ordens hierárquicas das chefias da Soflusa”.

Segundo a federação sindical Fectrans (federação dos sindicatos de transportes e comunicações), os trabalhadores reivindicam que as escalas respeitem “a rotatividade atual pelos terminais de Barreiro e Lisboa” e que “o contingente de trabalhadores afeto à função deve ter o número adequado de trabalhadores com vínculo efetivo à empresa”.

Se a empresa não recuar os trabalhadores poderão convocar greve para janeiro de 2015.

Termos relacionados Sociedade