You are here

Cuba: Tribuna pública “Vamos exercer os nossos direitos”, nesta terça-feira em Havana

A artista plástica cubana Tania Bruguera realiza nesta terça-feira, 30 de dezembro, uma performance, na Plaza de la Revolución em Havana, com o lema “Neste dia não queremos pedir os nossos direitos, vamos exercê-los”.
Cartaz da iniciativa, divulgado nas redes sociais

Segundo o site cubanet.org, a iniciativa consiste em usar um “microfone aberto” como ação pessoal, com o objetivo de fazer da Plaza de la Revolución em Havana um lugar de debate entre todos “sem violência e sem medo”.

A iniciativa integra-se na criação de uma plataforma cidadã #YoTambienExijo (https://www.facebook.com/YoTambienExijo ) para defender os direitos civis, políticos, económicos e culturais dos cubanos.

De acordo com a notícia do cubanet.org, a plataforma foi lançada por uma Carta Aberta (http://www.taniabruguera.com/cms/711-1-Blog+2014+overview.htm) a Raul Castro, a Obama e ao papa Francisco.

Tania Bruguera, porta-voz da plataforma, teve uma reunião no dia 27 de dezembro com a presidência do Conselho Nacional de Artes Plásticas (CNAP) de Cuba, na qual a artista foi aconselhada a não realizar a performance e avisada de que poderá enfrentar “consequências legais e pessoais”.

Tania Brugera declarou que “a obra se realizará”, considera que ela é “um contributo da arte necessário ao debate de ideias na sociedade cubana” e informou que fez contactos com a direção-geral da polícia (PNR - Policía Nacional Revolucionaria) para garantir as autorizações necessárias.

A iniciativa está a ser divulgada, com a etiqueta #YoTambienExijo, nas redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/YoTambienExijo?fref=nf) e Twitter (https://twitter.com/hashtag/YoTambienExijo).

Tania Brugera numa performance em 2009

Termos relacionados Internacional
(...)