You are here

Trabalhadores da Izibuild manifestam-se contra salários em atraso

Sob ameaça de despedimento coletivo, 183 trabalhadores exigem o pagamento do salário de novembro e o subsídio de Natal. Pedro Filipe Soares esteve na concentração em Viana do Castelo.
Concentração de trabalhadores à porta da Izibuild de Viana do Castelo contou com a solidariedade do Bloco de Esquerda.

O grupo Prébuild adquiriu a empresa em 2011 para a descapitalizar, denuncia o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP). "Desde o momento da aquisição das lojas até ao anúncio do seu encerramento, a grupo limitou-se a descapitalizar as várias lojas, vendendo todo o stock de materiais existente sem qualquer tipo de reposição", diz o CESP em comunicado.

Dos 500 trabalhadores e 25 lojas da Izibuild em 2011, o grupo Prébuild pretende apenas ficar com 26 trabalhadores e 3 lojas, tendo avançado para o despedimento coletivo de 183 trabalhadores na semana passada. Nas únicas duas lojas da região Norte, os trabalhadores organizaram esta terça-feira um protesto em frente à loja de Viana do Castelo para reclamar o pagamento do salário de novembro e do subsídio de Natal.

Pedro Filipe Soares: "Estes trabalhadores não podem ficar desprotegidos"

Pedro Filipe Soares esteve presente na concentração para levar a solidariedade do Bloco "com estes trabalhadores que se encontram numa situação muito difícil". Para o líder parlamentar bloquista, a situação a que chegou a Izibuild é mais um exemplo de "uma economia que não está ao serviço das pessoas e em que empresários com más intenções colocam em causa os direitos dos trabalhadores através de jogadas financeiras".

O Bloco de Esquerda já questionou o Governo sobre esta situação e a exigir apoio a estes trabalhadores ameaçados de despedimento. Pedro Filipe Soares sublinhou também a necessidade de alterações legislativas "que protejam os trabalhadores deste tipo de empresários que agem como se a economia fosse gerida sem escrúpulos e sem respeito pelas pessoas".

Termos relacionados Sociedade
(...)