You are here

BCE volta a cortar previsões de crescimento para a zona euro

Em setembro, o presidente do Banco Central Europeu previa que as economias da zona euro iam crescer 1,6% em 2015. Esta quinta-feira diz que afinal o crescimento não passará de 1%. Quanto a este ano, as previsões também são revistas em baixa, passando de 0,9% para 0,8%.
Foto EU Council Eurozone/Flickr

Trata-se de "uma revisão em baixa substancial", anunciou Mario Draghi na conferência mensal que o Banco Central Europeu promove para avaliar as taxas de juro. Os valores destas manter-se-ão em níveis historicamente baixos - 0,05% - e as previsões para a inflação também sofreram cortes: em 2014 a estimativa é de 0.6%, enquanto a previsão da inflação para 2015 caiu de 1,1% para 0,7%.

Mas todos estes números poderão cair ainda mais, já que Mario Draghi fez questão de sublinhar que "as projeções ainda não incorporam a queda registada nas últimas semanas".

Um cenário cada vez mais provável é o do Banco Central Europeu avançar para a injeção de liquidez nos mercados incluindo através da compra de dívida soberana, o chamado "quantitative easing", à semelhança do que fez a Reserva Federal norte-americana nos últimos anos.

Um cenário cada vez mais provável é o do Banco Central Europeu avançar para a injeção de liquidez nos mercados incluindo através da compra de dívida soberana, o chamado "quantitative easing", à semelhança do que fez a Reserva Federal norte-americana nos últimos anos. Esta medida tem sido fortemente criticada pela Alemanha, mas Mario Draghi voltou a referir que fará tudo o que puder para levar a inflação até próximo dos 2% e evitar o prolongamento da estagnação económica na zona euro. "A última coisa que o BCE faria seria não cumprir o seu mandato”, disse Draghi aos jornalistas.

“Não precisamos de unanimidade. É uma política monetária importante, pode ser desenhada de forma a ter consenso, ainda estou confiante. Mas já tomámos grandes medidas de política monetária em altura em que não houve unanimidade”, respondeu Draghi, citado pelo Diário Económico, às questões dos jornalistas sobre a oposição alemã a esta medida.

Termos relacionados Internacional
(...)