Faleceu Pilar Vicente

Dirigente da Federação Nacional dos Médicos e do Sindicato dos Médicos da Zona Sul, Pilar Vicente lutou desde jovem pela democracia e pelos direitos sociais.

Faleceu esta sexta-feira a dirigente sindical dos médicos Pilar Vicente, cuja intervenção cívica e sindical se manteve mesmo durante a doença que a afetou no último período. O presidente da FNAM lembra que a sua personalidade era marcada por um "espírito indomável e inconformismo permanente". Desde jovem assumiu a luta pela democracia, nas lutas estudantis de Medicina, chegando a ser presa pela PIDE aos 20 anos.

"Manteve este percurso ao longo da sua vida. Era uma pessoa que estava sempre disposta a colocar-se na primeira linha na defesa de determinados princípios", resumiu Mário Jorge Neves.

Para o coordenador bloquista João Semedo, a melhor homenagem que se pode prestar a Pilar Vicente é recordar que "foram médicos como a Pilar que contra todos os pessimismos conseguiram construir e dar vida ao sindicalismo médico, um sindicalismo em que se cruzaram os direitos dos profissionais e a defesa do SNS".

Publicamos em baixo uma entrevista dos Precários Inflexíveis - Ass. Combate à Precariedade - realizada em março do ano passado sobre a importância dos avanços do SNS na construção do Estado Social.

Importância do Serviço Nacional de Saúde no Estado Social

Termos relacionados Sociedade