You are here

Os senhores dos bosques em Portugal

Novo livro da dupla Paulo Caetano, jornalista, e Joaquim Pedro Ferreira, fotógrafo e biólogo, aborda em texto e fotografias a vida de veados, corços, cabras monteses, javalis, gamos e muflões – os atuais senhores dos bosques ibéricos.

O jornalista Paulo Caetano e o fotógrafo e biólogo Joaquim Pedro Ferreira são os autores de um novo livro, editado pela Bizâncio: “Senhores do Bosque: Ungulados silvestres em Portugal”.

É mais um trabalho na linha de outros livros destes autores, como “Ibéria Selvagem”, “Lince Ibérico”, ou “Cães de gado”.

Este livro fala sobre veados, corços, cabras monteses, javalis, gamos e muflões – os atuais senhores dos bosques ibéricos. Alguns pertencem a antigas e linhagens, imortalizados nas gravuras do Côa ou em pergaminhos medievais. Outros são habitantes mais recentes, introduzidos nas manchas florestais para deleite dos proprietários dos coutos e dos caçadores.

Uma unha fendida, formando dois dedos em cada pata

Em comum, possuem uma característica física peculiar: uma unha fendida, que forma dois dedos em cada pata. São conhecidos, na gíria científica, por ungulados. Ungulados silvestres, para sermos exatos e para os podermos distinguir de outros ungulados, como as cabras e as ovelhas, os porcos e os bovinos, ancestralmente domesticados para uso humano.

Algumas espécies não resistiram e desapareceram, fruto das mudanças climáticas, da destruição dos habitats e da perseguição humana. Foi o caso da camurça, do gamo e da cabra montês. Os gamos regressaram aos seus territórios ancestrais, pela mão dos romanos e de vários monarcas, tornando-se animais de parque, enquanto as cabras monteses acabaram colonizando, recentemente e por acidente, as grandes serranias do nosso único Parque Nacional. Uma ironia do destino, uma vez que estes alcantis tinham sido o seu último reduto há mais de cem anos.

Este livro de Paulo Caetano e de Joaquim Pedro Ferreira transporta o leitor a tempos passados, mas também lhe desvenda o presente. Revela os rituais de combate de veados, cabras monteses e gamos, mostra-lhe o universo da caça e da gestão cinegética, divulga as últimas descobertas científicas e aborda o tema dos conflitos com as comunidades humanos. Um mundo surpreendente e selvagem, que aqui é revelado.

Termos relacionados Cultura
(...)