You are here

Slavoj Žižek vai ser condecorado pelas Belas Artes do Porto

O filósofo esloveno Slavoj Žižek vai receber, no próximo sábado, a medalha de honra da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e dar uma conferência, anunciou aquela instituição de ensino.
Žižek procura promover o papel do intelectual público, ser intelectualmente ativo e dirigir-se ao público em geral, segundo uma biografia da Universidade de Londres. Foto Wikimedia Commons.

A conferência intitulada “A liberdade de uma escolha forçada” vai ter lugar às 17:00, no âmbito do projeto internacional “Technical Unconscious”.

A entrada na palestra é livre, mas está sujeita ao limite de espaço da Aula Magna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Nascido em Liubliana em 1949, Žižek já publicou dezenas de livros, traduzidos em mais de 20 línguas, sobre temas que vão da filosofia ao cinema, passando pela psicanálise, sendo dos mais ativos intelectuais de esquerda da atualidade.

O filósofo, que é também diretor internacional do Instituto de Humanidades de Birkbeck, na Universidade de Londres, foi ainda candidato à presidência da Eslovénia em 1990.

Žižek procura promover o papel do intelectual público, ser intelectualmente ativo e dirigir-se ao público em geral, segundo uma biografia da Universidade de Londres.

“O trabalho de Slavoj Žižek é influenciado pelas obras de Jacques Lacan, levando a sua teoria em direção aos temas políticos e filosóficos modernos, descobrindo o potencial para políticas de libertação. Em todos os seus recursos a estes pensadores e correntes de pensamento, ele espera evocar novos potenciais de pensamento e reflexão. Slavoj Žižek apela a um regresso ao espírito do potencial revolucionário de Lenine e Marx”, descreve uma nota biográfica da European Graduate School, na Suíça.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Cultura
(...)