You are here

Sonda aterra em cometa pela primeira vez na história

Após uma viagem de dez anos a bordo da nave espacial Rosetta, projetada e desenvolvida pela Agência Espacial Europeia, a sonda Philae aterrou esta quarta-feira com sucesso no cometa 67 /Churyumov-Gesasimenko. Esta missão poderá facultar importantes informações sobre as origens do planeta Terra e do sistema solar.

"É um grande passo para a civilização humana", frisou Jean Jacques Dordain, diretor-geral da Agência Espacial Europeia (AEE), após o anúncio de que a sonda tinha finalmente aterrado, pelas 16h02, no cometa 67 /Churyumov-Gesasimenko.

Viajando a cerca de 40.000 km/h, a nave espacial Rosetta soltou a Philae com centímetros de precisão. Aparentemente, os arpões com que a sonda se iria fixar ao cometa não foram acionados, pelo que o aparelho só terá penetrado 4 cm na superfície. Segundo a Agência Espacial Europeia, estão a ser procuradas soluções para este contratempo.

A Philae, que, desde que foi lançada, a 2 de março de 2004, percorreu perto de 6500 milhões de quilómetros, já procedeu ao envio da primeira fotografia a partir da superfície de um cometa. A imagem retrata uma superfície plana coberta de pó.

"Sabemos que a Philae posou no cometa, agora é necessário esperar para saber - nas próximas horas essa informação estará disponível – se tudo funciona bem", confirmou o líder do grupo de Operações Científicas e Planificação da Rosetta, Miguel Pérez-Ayúcar, em declarações à Efe.

Ainda que a sonda se encontre na cabeça do 67 /Churyumov-Gesasimenko, numa área exposta à luz solar, necessária à manutenção das baterias da Philae, o download de dados está a ser mais lento do que seria de esperar e os painéis solares estão a receber baixos níveis de iluminação, segundo refere o Público espanhol.

Segundo está previsto, a sonda irá permanecer no cometa por três meses, prosseguindo posteriormente a sua viagem para o sol. A missão da AEE termina a 31 de dezembro de 2015. 

Rosetta's twelve-year journey in space

Journey to the surface of a comet

Termos relacionados Internacional
(...)