You are here

Santificado seja o ministro Pedro Mota Soares

Há poucos dias o ministro Pedro Mota Soares (PMS) explicava no habitual tom de homilia que a colocação de 700 trabalhadores da Segurança Social na requalificação profissional, não era um despedimento, era uma oportunidade.

O gozo do Ministro Mota Soares sobre 700 cidadãos é chocante. Estas pessoas vão receber cartas de redução salarial (60% do salário no primeiro ano, 40% nos restantes anos), corte de funções e provável desemprego, o jovem ministro sorri e chama-lhe uma “oportunidade”. Não é no entanto uma novidade a escolha política do ministro.

O projeto de PMS, e do CDS em particular, não pode pelo menos ser apelidado de inconsistente. Recentemente anunciou a criação de um novo enquadramento legal para colocar as Amas da Segurança Social em competição com empresas de fornecimento desse tipo de serviços que serão obviamente privadas e visam transferir investimento público e funções da Segurança Social para o sector privado, em especial, o setor das IPSS dominado pela igreja católica.

PMS é um costumeiro nas visitas e reverências à instituição católica, e nunca se esquece de afirmar - repetidamente - sobre a transferência de funções da Segurança Social, que “Aqui, o Estado não deve ser patrão, mas parceiro das instituições que são as verdadeiras obreiras da ação social no País”. Relembra aos crentes e cidadãos em geral que essa sua política aumentou a verba disponibilizada às IPSS 1.900 milhões de euros nos últimos três anos, conseguindo ainda a devolução de 50% do IVA, redução da TSU e a isenção de IRC da igreja católica “contrariando as intenções da troika”.

Ora, certamente que os fiéis ficarão satisfeitos com estas notícias, porque se por um lado o governo tira com uma mão, por outro sabem que a igreja tem no governo de direita um bom amigo. A igreja católica fortalece a sua posição social e de poder, e o ministro faz propaganda ao governo PSD-CDS na asa da igreja.

Afinal, uma mão lava a outra, e o confessionário cura tudo. Com alguma ajuda divina ainda poderemos ver um dia destes a igreja a santificar o Pedro.

Sobre o/a autor(a)

Engenheiro informático
(...)