You are here

Marisa Matias questiona Juncker

Eurodeputada do Bloco de Esquerda quer saber se, diante das revelações da investigação “Luxembourg Leaks”, é possível manter o atual Presidente de uma das principais instituições Europeias, quando se sabe que era primeiro-ministro do Luxemburgo à data do escândalo milionário de evasão fiscal.
Marisa Matias quer saber que medidas concretas e/ou sanções vão ser tomadas em relação ao Luxemburgo. Foto de Paulete Matos
Marisa Matias quer saber que medidas concretas e/ou sanções vão ser tomadas em relação ao Luxemburgo. Foto de Paulete Matos

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, questionou esta quinta-feira o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a propósito da investigação jornalística transeuropeia que revelou um gigantesco esquema de evasão fiscal, promovido pelo governo luxemburguês, que terá lesado a receita fiscal da maioria dos países da União em largas centenas de milhões de euros.

Durante o seu governo, Juncker terá promovido e incentivado um esquema que coloca em causa as mais elementares regras de concorrência e mina a solidariedade europeia.

Recorde-se que Jean-Claude Juncker foi primeiro-ministro do Luxemburgo entre 1995 e 2013, período durante o qual o seu governo terá promovido e incentivado um esquema que coloca em causa as mais elementares regras de concorrência e mina a solidariedade europeia que Juncker, dado o seu atual cargo, deveria defender.

Na pergunta dirigida à Comissão, Marisa Matias quer saber que medidas concretas e/ou sanções vão ser tomadas em relação ao Luxemburgo. E também se a Comissão considera que, face a este escândalo, é possível manter Juncker na Presidência de uma das principais instituições da Europa.  

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)