You are here

Mercenários da Blackwater condenados pelo massacre da Praça Nisour

Sete anos depois de abrirem fogo com metralhadoras e granadas numa praça no centro de Bagdade, matando 17 pessoas e deixando dezenas de feridos, quatro mercenários foram condenados pela justiça norte-americana.
Mercenários da Blackwater - agora chamada Xe - continuam ativos em muitos conflitos, sob contrato com os EUA. Foto Heath Powell/Flickr

O veredito do tribunal condenou um dos réus por homicídio em primeiro grau e os outros três por várias acusações de homicídio culposo e uso de armas militares para cometer crimes. Os jurados não aceitaram a tese da defesa de que a ação da Blackwater era uma resposta ao que pensavam ser um carro armadilhado a aproximar-se da caravana dos mercenários numa das zonas mais movimentadas de Bagdade à hora do almoço de 16 de setembro de 2007.

O principal condenado, a quem foi atribuída a responsabilidade pelo início do massacre, enfrenta uma pena que pode ir até prisão perpétua. Os outros três estarão sujeitos a penas mínimas de 30 anos, de acordo com a imprensa norte-americana.

A acusação desmontou esta tese e nas alegações finais condenou o “cenário de apocalipse” vivido na praça Nisour, com os mercenários a dispararem indiscriminadamente contra os transeuntes com metralhadoras e atirando granadas. Do Iraque vieram dezenas de testemunhas que corroboraram a descrição do procurador que dirigiu a acusação.

O principal condenado, a quem foi atribuída a responsabilidade pelo início do massacre, enfrenta uma pena que pode ir até prisão perpétua. Os outros três estarão sujeitos a penas mínimas de 30 anos, de acordo com a imprensa norte-americana. No início do processo tinham sido acusados outros dois mercenários da Blackwater. Um deles viu as queixas serem retiradas e o outro admitiu a culpa por homicídio involuntário e testemunhou neste julgamento a pedido da acusação.

O massacre da praça Nisour marcou um ponto de viragem nas relações entre o governo do Iraque e dos EUA, embora não seja o único caso em que os mercenários desta agência privada de segurança abriram fogo sobre civis iraquianos. Três anos depois, o governo iraquiano decidiu expulsar os antigos agentes da empresa que ainda se encontravam no país. A Blackwater - que entretanto mudou de nome para Xe - chegou a acordos com as as famílias das vítimas mortais e com os feridos, indemnizando as primeiras com 100 mil dólares e os segundos com verbas entre os 20 mil e os 50 mil dólares.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)