You are here

Político chinês diz que guarda-chuva é mais “agressivo” do que gás lacrimogéneo

Usado pelos manifestantes para se protegerem da polícia, o guarda-chuva tornou-se um símbolo dos protestos; para um parlamentar chinês, o objeto é perigoso e deve ser reprimido. Cartoon de Carlos Latuff
Desenho do cartoonista Carlos Latuff para Opera Mundi

No meio dos protestos pelo sufrágio universal em Hong Kong, um político chinês pró-governo citou, segundo a imprensa local, filmes de kung fu como justificação para reprimir os protestos do movimento que ficou popularmente conhecido como a “Revolução dos Guarda-Chuvas”.

Segundo reportou o jornal South China Morning Post, o parlamentar Leung Che-cheung disse, no Conselho Legislativo de Hong Kong, que os guarda-chuvas utilizados pelos manifestantes podem ser usados como “arma agressiva” e que, por isso, precisam de resposta rígida da polícia — e para sustentar o seu ponto de vista, o político citou os filmes de artes marciais.

“É senso comum que um guarda-chuva pode tornar-se uma arma agressiva, mas muitos parlamentares apenas ignoram por completo essa história”, disse Che-cheung.

Emblemático para os protestos em Hong Kong, o guarda-chuva tem sido utilizado pelos manifestantes para bloquear e para se protegerem do gás lacrimogéneo lançado pelas autoridades policiais.

“Gás lacrimogéneo e gás pimenta são armas inúteis, porque elas não conseguem fazer os manifestantes caírem. Eles continuam a voltar vez após vez”, completou o parlamentar.

Herói do cinema

Há três semanas que os manifestantes ocupam as ruas de Hong Kong e são alvo de repressão por parte das forças de segurança locais.

O site de notícias local Passion Times disse que Leung estava a referir-se especificamente ao ator Wong Fei-hung, herói dos filmes de artes marciais chineses - em repetidas cenas, ele aparece usando um guarda-chuva para combater os inimigos (ver vídeo abaixo).

Artigo publicado por Opera Mundi.

Once Upon a Time in China - Fight Scene 2 - Umbrella

Termos relacionados Internacional
(...)