You are here

Multidão toma de novo o centro de Hong Kong

Denúncia de corrupção envolvendo o governador, somada ao cancelamento da reunião de negociação, foi o combustível que moveu a multidão para as ruas outra vez. Manifestantes voltam a armar as tendas nas ruas, indicando a sua disposição de prosseguir a Revolução das Sombrinhas.
A Revolução das Sombrinhas volta às ruas de Hong Kong. Foto do South China Morning Post.

Milhares de pessoas estão concentradas, neste momento, no centro de Hong Kong, exigindo a renúncia do governador CY Leung. A manifestação desta sexta-feira retoma com força o movimento iniciado em 22 de setembro, com a greve universitária, cuja continuidade foi a ocupação de vários pontos de Hong Kong pelos manifestantes que lutam pela democracia e pelo sufrágio universal nessa região administrativa da China.

Durante a última semana, o movimento de ocupação tinha arrefecido, ainda que os manifestantes não tivessem abandonado completamente o seu posto de luta. O governo, por seu lado, mandou provocadores para enfrentar os manifestantes, o que levou a alguns confrontos e, segundo um ativista local, a que mais de 40 pessoas ficassem feridas. Segundo esse ativista, o governo utilizou membros das tríades, a máfia chinesa, para enfrentar os ocupantes.

Para travar a luta, o governo anunciou que iria realizar uma reunião de negociação com os estudantes e outros representantes nesta sexta-feira. Mas, devido ao declínio do movimento, decidiu cancelar a reunião.

Governador acusado de corrupção

Também durante a semana, a imprensa australiana divulgou um artigo no qual acusava o governador CY Leung de ter recebido 6,4 milhões de dólares, em 2012 e 2013, da empresa de engenharia UGL Ltd. Esse dinheiro estava relacionado com a aquisição da empresa DTZ holdings, onde CY Leung aparecia como um dos diretores antes de subir ao governo de Hong Kong.

Essa denúncia, somada ao cancelamento da reunião de negociação, foi o combustível que moveu a multidão para as ruas outra vez. Os manifestantes voltaram a armar as tendas nas ruas, indicando a sua disposição de prosseguir a Revolução das Sombrinhas.

Apesar de a luta estar em andamento, é possível afirmar que se trata de um dos mais importantes movimentos históricos da atualidade já que, em caso de vitória, pode levar a luta para ao resto da China e provocar ao derrube da ditadura chinesa. O que será, sem dúvida, um dos principais acontecimentos do século em que vivemos.

Artigos relacionados: 

Sobre o/a autor(a)

Termos relacionados Internacional
(...)