You are here

Eurodeputadas do Bloco e do BNG entregam petição no Parlamento Europeu

8000 pessoas da Galiza e do Minho denunciam a construção de uma linha de muito alta tensão que atravessará a Galiza e o Norte de Portugal. “É emocionante fazer chegar à Comissão de Petições a vontade de mais de 8 mil pessoas de Melgaço e Monção, no Minho, e Arbo, na Galiza”, disse a eurodeputada Marisa Matias.
Marisa Matias e Ana Miranda.
Marisa Matias e Ana Miranda.

As eurodeputadas Marisa Matias, do Bloco de Esquerda de Portugal e Ana Miranda, do Bloco Nacionalista Galego entregaram esta sexta-feira ao Parlamento Europeu uma petição com 8000 assinaturas contra a construção de uma linha de muito alta tensão que atravessará a Galiza e o Norte de Portugal.

É emocionante fazer chegar hoje à Comissão de Petições a vontade de mais de 8 mil pessoas de Melgaço e Monção, no Minho, e Arbo, na Galiza”, comentou Marisa Matias num post na sua página do Facebook. “A luta contra a alta tensão, contra um projeto estúpido que só vê mercado e não vê vidas ou proteção ambiental já dura há muito tempo”, prosseguiu a eurodeputada do Bloco de Esquerda, explicando que esta causa foi acompanhada por ela, pela sua camarada de partido Alda Sousa (que terminou o mandato este ano) e por Ana Miranda – “com perguntas à Comissão, com solidariedade nas manifestações e agora com a responsabilidade de fazer chegar às instituições europeias uma vontade de tanta gente contra a violação do direito comunitário”. Segundo Marisa Matias, a petição “seguirá agora o seu caminho, com a promessa de ser discutida e avaliada antes do final do ano”.

Manifestação

Em abril deste ano, realizou-se uma manifestação sob o lema "Minho e Galiza exigem Justiça", e "Escuta Lisboa, escuta Madrid, alta tensão fora daqui".

As populações e autarcas do Minho e do município galego de Arbo partiram a pé de cada margem do rio Minho, encontrando-se a meio da ponte internacional de Melgaço. A circulação automóvel chegou a estar cortada durante cerca de 15 minutos.

Os manifestantes exigiam a redefinição do traçado da linha de muito alta tensão em Portugal e na Galiza, e que parte deste seja enterrada.

Na manifestação estiveram presentes o coordenador nacional do Bloco de Esquerda João Semedo, a eurodeputada Marisa Matias e Helena Carmo, porta-voz do movimento nacional contra as linhas de alta tensão.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)