You are here

Bloco questiona Governo sobre encerramento do Hospital Joaquim Urbano

Esta unidade de saúde do Porto, especializada em doenças respiratórias e infecciosas, está a comemorar 130 anos de existência, mas o Governo já transferiu vários serviços e pretende encerrá-la.
Paulo Macedo terá de responder sobre os seus planos para encerrar o Hospital Joaquim Urbano. Foto José Coelho/Lusa

A questão apresentada esta terça feira pelos deputados bloquistas Helena Pinto e João Semedo confronta Paulo Macedo com "três problemas" que o plano de encerramento levanta: a salvaguarda do seu património arquitetónico, a garantia de funcionamento do CTC e a continuação dos seus profissionais, técnicos altamente diferenciados numa área muito específica da saúde".

O terreno onde o Hospital está instalado, "pela extraordinária localização na cidade, tem um elevadíssimo valor patrimonial e desperta o interesse da especulação imobiliária". Razão para o Bloco questionar Paulo Macedo se está a negociar a alienação do terreno.

O coordenador bloquista já presidiu à administração daquele hospital e conhece bem os serviços que presta, como o Centro de Terapêutica Combinada, que diz ser um "serviço pioneiro no país para assistência e tratamento integrado de toxicodependentes portadores de VIH/SIDA, tuberculose e outras infeções". O Bloco quer saber "como, onde e com quem vai ser garantido o funcionamento" deste Centro após o encerramento do Hospital Joaquim Urbano.

Com parte dos serviços já transferidos para as instalações do Hospital de Santo António, o Hospital Joaquim Urbano tem alguns edifícios classificados, como os pavilhões, "em virtude de constituírem peças únicas da arquitetura hospitalar da época", sublinham os deputados bloquistas, questionando Paulo Macedo sobre a forma como irá preservar esses edifícios.

Por outro lado, o terreno onde o Hospital está instalado, "pela extraordinária localização na cidade, tem um elevadíssimo valor patrimonial e desperta o interesse da especulação imobiliária". Razão para o Bloco questionar Paulo Macedo se está a negociar a alienação do terreno. Por fim, o Bloco também pretende saber se o Governo pode garantir que não dispensa qualquer dos profissionais ao serviço do Hospital Joaquim Urbano.

Termos relacionados Política
(...)