You are here

Moradores de Azeitão descobrem que vão leiloar as suas casas

Mais de 40 famílias pagaram as suas casas ao longo de 25 anos a uma cooperativa de habitação. Mas arriscam-se agora a sofrer uma ação de despejo por parte dos credores da cooperativa, que entrou em insolvência.
A cooperativa de habitação entrou em insolvência e os moradores arriscam-se a perder as casas que pagaram ao longo de 25 anos.

Apesar de terem direito às casas ao fim de 25 anos de pagamento das prestações mensais, a insolvência da cooperativa por dívidas aos bancos e ao IHRU impediu a celebração das escrituras. Agora, para surpresa dos moradores, os credores publicaram um anúncio do leilão destas casas em Pinhal de Negreiros e Vendas de Azeitão.

"Não há negociação possível entre quem habita uma casa e aqueles que nela vêem uma mercadoria. Por tudo isto, os moradores destes bairros parecem conscientes de que esta luta se travará, acima de tudo, fora dos tribunais", prevê Diogo Duarte.

Quem pagou as casas sente-se enganado pela direção da cooperativa, que escondeu as dificuldades financeiras que atravessava e não celebrou as escrituras. As casas foram integradas no bolo total da dívida da cooperativa e estão a ser leiloadas sem qualquer referência ao facto de estarem habitadas por quem as pagou.

Diogo Duarte, que cresceu neste bairro onde ainda vivem os seus familiares, denunciou num artigo publicado no portal Passa Palavra esta "ameaça feita da ganância dos bancos e dos credores que viram nesses habitantes a presa mais fácil para satisfazer os seus interesses, escolhendo-os para pagar uma dívida que não contraíram e pela qual não são responsáveis".

"Não há negociação possível entre quem habita uma casa e aqueles que nela vêem uma mercadoria. Por tudo isto, os moradores destes bairros parecem conscientes de que esta luta se travará, acima de tudo, fora dos tribunais", prevê Diogo. A luta dos moradores contra esta escandalosa tentativa de despejo vai prosseguir e já conta com uma página de solidariedade nas redes sociais.

Termos relacionados Sociedade
(...)