Cerca de 40 milhões de jovens estão endividadas para pagar os seus estudos superiores nos EUA, revelou um estudo divulgado na passada sexta-feira pela rede de notícias CNBC.
Segundo o estudo, um em cada três estudantes acaba a formação "sem perspetivas de emprego e com uma dívida média de 26 mil dólares"
A informação mais alarmante do estudo, no entanto, é que mais de sete milhões de estudantes não conseguirão pagar o que devem, tendo o nome referenciado nos mecanismos de proteção ao crédito.
A crise acaba por afetar os pais dos alunos que vendem parte do seu património para que os filhos possam pagar as dívidas.
Como o ensino superior nos EUA é maioritariamente privado, há uma tradição dos pais de, desde os primeiros anos de vida das crianças, depositar dinheiro em contas poupança para conseguirem pagar a universidade.
Entre os motivos para o crescimento do endividamento dos jovens, está a crise imobiliária de 2008, que forçou pais e jovens a usar a "poupança estudantil" para pagar outras dívidas.
esquerda.net com Opera Mundi