Marisa Matias acolhe Tribunal Russell para a Palestina em Bruxelas

Marisa Matias irá conduzir, no Parlamento Europeu, uma audição especial ao Tribunal Russell para a Palestina, na próxima quinta-feira, 25 de setembro. Estarão presentes Ken Loach, realizador de cinema, Roger Waters, fundador dos Pink Floyd, e Vandana Shiva, escritora indiana, entre outros.

A eurodeputada Marisa Matias recebe no Parlamento Europeu, em Bruxelas, o júri do Tribunal Russell para a Palestina. A iniciativa terá lugar a partir das 14 horas.

O Tribunal Russell para a Palestina terá na quarta-feira uma sessão de emergência em Bruxelas para se debruçar sobre a recente operação militar israelita em Gaza, a “operação margem protetora”.

O Tribunal examinará os crimes de guerra perpetrados por Israel, os crimes contra a humanidade e, pela primeira vez em relação a Israel, o crime de genocídio. O júri do Tribunal analisará os depoimentos de testemunhas e peritos.

O júri do Tribunal Russell é composto por: Michael Mansfield, QC (Queen´s Counsel); John Dugard, académico de direito internacional e ex-juiz; Richard Falk, antigo relator especial da comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas; Christiane Hessel, presidente da Associação EJE e viúva do patrocinador do Tribunal, Stephane Hessel; Radhia Nasraoui, fundadora da Associação Tunisina contra la Tortura; Ken Loach, realizador de cinema; Paul Laverty, escritor; Roger Waters, músico, fundador dos Pink Floyd; Ronnie Kasrils, ex-ministro da África do Sul; Ahdaf Soueif, escritor egípcio; e Vandana Shiva, escritora indiana.

O Tribunal Russell foi constituído graças ao patrocínio de Stephane Hessel, falecido em 2013, e que foi prisioneiro de um campo de concentração e combatente da resistência durante a segunda guerra mundial.

Esta sessão em Bruxelas será a quinta do Tribunal Russell para a Palestina, que já analisou a cumplicidade das Nações Unidas, da União Europeia, das empresas e o crime de apartheid.

O júri do Tribunal exporá as suas conclusões na quinta-feira, 25 de setembro, de manhã. À tarde, será recebido no Parlamento Europeu pela eurodeputada Marisa Matias e anunciará uma mensagem para a reabertura da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Termos relacionados Política