You are here

Bloco questiona atuação policial nos estádios

Numa pergunta endereçada esta segunda feira ao ministro da Administração Interna, a deputada Cecília Honório questiona a atuação policial durante o jogo Vitória de Guimarães - Futebol Clube do Porto, que teve lugar no domingo.

De acordo com a deputada do Bloco, não tendo sido, até ao momento, “tornado evidente o motivo da referida carga policial contra adeptos num estádio de futebol, e não havendo razões de peso e absolutamente excecionais que a possam de alguma forma explicar, a imagem que atravessou o País foi a da violência desproporcionada num recinto desportivo”.

 “Ora, a função das forças policiais em qualquer situação, e mais ainda num recinto fechado e com elevada concentração de pessoas, é evitar males maiores e nunca potenciá-los – como, aparentemente, sucedeu”, acrescenta Cecília Honório.

 A par da intervenção da Polícia de Segurança Pública durante o jogo Vitória de Guimarães – Futebol Clube do Porto, que envolveu a utilização de bastões e tiros de shotgun, a dirigente bloquista faz ainda referência aos acontecimentos, um dia antes, no estádio do Sporting, onde se assistiu “a uma carga policial indiscriminada que se abateu inclusive sobre crianças de 10 anos”.

 “A sucessão de episódios, na mesma jornada, onde as forças policiais parecem ter agido de forma precipitada e desproporcionada face aos acontecimentos levanta situações sobre a preparação e treino das forças destacadas para a proteção dos adeptos nestes eventos desportivos de massas”, frisa Cecília Honório.

 “Sem fundamentos conhecidos para a atuação policial, o sinal que é dado afeta drasticamente todas as campanhas contra a violência desportiva e é prejudicial para a promoção do desporto e dos recintos desportivos como espaços vividos com segurança e respeito pelos direitos dos cidadãos”, remata a deputada.

AttachmentSize
PDF icon perg_carga_policial_guimaraes.pdf180.74 KB
Termos relacionados Política
(...)