Escócia: Sim à independência ganha vantagem

A sondagem, encomendada pelo diário Sunday Times ao instituto YouGov, dá um forte impulso à campanha a favor da independência liderada pelo Partido Nacional Escocês, do chefe do governo regional, Alex Salmond. O governo britânico já reagiu a este resultado, prometendo maior autonomia à Escócia caso vença o "não" no referendo de 18 de setembro.

A apenas 11 dias do referendo, os independentistas lideram pela primeira vez as sondagens, com 51% dos votos, segundo avança o Sunday Times este domingo.

Estes resultados traduzem um crescimento acentuado do apoio à autodeterminação da Escócia, já que, a 7 de agosto passado, o instituto YouGov apontava para 61% a favor do "não" e 39% pelo "sim", ou seja, uma diferença de 22 pontos percentuais.

Segundo a vice-primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, o apoio ao sim está a crescer especialmente entre eleitores do Partido Trabalhista e mulheres. A representante do Partido Nacional Escocês alertou, contudo, que "se trata apenas de uma sondagem” e que é necessário “redobrar esforços”.

Já o líder da campanha Better Together, Alistair Darling, afirmou que “esta sondagem pode e deve servir como um alerta para todos aqueles que achavam que o referendo já estava decidido”.

Rupert Murdoch, chefe da News Corp, frisou que os resultados do inquérito conduzido pelo YouGov revelam que “está tudo por decidir” e que “a independência da Escócia representa um enorme revés para o establishment político, sobretudo para Cameron e Milliband”.

Após a divulgação da sondagem da YouGov, o ministro das Finanças britânico, George Osborne, garantiu que apresentará, nos próximos dias, um plano para oferecer maior autonomia à Escócia caso os escoceses votem não no referendo de 18 de setembro.