You are here

"Você tem de ser realmente idiota para"

O ator brasileiro Lima Duarte recita um texto de Julio Cortázar no programa Globo Universidade.

(...)

Neste dossier:

Centenário de Julio Cortázar

Neste dia 26 de agosto de 2014 passam cem anos do nascimento de um dos escritores argentinos mais influentes do século XX. O Esquerda.net associa-se às comemorações internacionais desta efeméride com este dossier organizado por Luis Leiria.

“Nenhum escritor acredita que o essencial da sua obra está escrito; não seria um escritor se pensasse assim".

Cortázar, o mestre do Fantástico

Ninguém consegue ficar indiferente à leitura dos seus contos. O escritor argentino que faria 100 anos em 26 de agosto de 2014 foi um dos mais importantes protagonistas do “boom” da literatura latino-americana dos anos 60, e dois Prémios Nobel consideraram-no um modelo e um mentor: García Márquez e Vargas Llosa. O seu romance “Rayuela” continua a surpreender as novas gerações de leitores e a ser reeditado. Traçar-lhe um perfil é uma tarefa hercúlea – aqui fica uma tentativa.  

Ilustração feita por Nora Borges, irmã do escritor Jorge Luís Borges, para "Casa Tomada", publicada nos Anales de Buenos Aires

Casa Tomada

Este foi o primeiro conto publicado por Julio Cortázar em 1946, na revista literária Anales de Buenos Aires dirigida por Jorge Luís Borges. Foi incluída na primeira coletânea de contos em livro, “Bestiario”, em 1951.

São numerosas as narrativas que lançam mão do recurso do sonho. Fotografia de Sara Facio

Uma reflexão sobre o Fantástico em Júlio Cortázar

A imitação do real é mutável, historicamente relativa, inconscientemente resvaladiça, difícil de ser apreendida pelo discurso humano. Mas sempre desejada... Por Selma Calasans Rodrigues

Famosa cena de Blow Up

Filmes baseados em contos de Cortázar

Una seleção de alguns dos mais importantes filmes inspirados em obras do escritor argentino

O Jogo do Mundo (Rayuela)

O enorme impacto de Rayuela (à letra, o infantil “jogo da macaca”, desenhado no chão com giz; imagem recorrente em vários dos planos narrativos) deveu-se sobretudo ao seu experimentalismo formal. Como se diz logo de início numa “tábua de orientação”, o livro “é muitos livros”. Por José Mário Silva

"Você tem de ser realmente idiota para"

O ator brasileiro Lima Duarte recita um texto de Julio Cortázar no programa Globo Universidade.

Julio Cortázar em criança.

Cronologia

"Em resumo, desde pequeno, a minha relação com as palavras, com a escrita, não se diferencia da minha relação com o mundo em geral. Pareço ter nascido para não aceitar as coisas tal como me são dadas."

Capa de "Trottoirs de Buenos Aires"

Os tangos de Cortázar

São muito conhecidas as preferências de Julio Cortázar pelo jazz, mas pouca gente sabe que o escritor compôs letras de tangos e editou até um disco, “Trottoirs de Buenos Aires”