You are here

António Costa e Rui Rio trocam elogios e defendem "acordo de regime"

O candidato a primeiro-ministro do PS e o ex-autarca laranja do Porto, apontado para substituir Passos Coelho em caso de derrota nas legislativas, mostraram abertura para um "acordo de dez anos" subscrito pelos dois partidos.
Rui Rio e António Costa: o cenário pós eleitoral poderá abrir as portas a um acordo de dez anos entre PS e PSD.

De acordo com o relato da agência Lusa, a conferência sobre «A política, os políticos e a gestão dos dinheiros públicos», organizada pela TSF e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, ficou bem evidente a boa relação entre os dois políticos que têm sido apontados como os nomes mais fortes para substituir as lideranças do PS e PSD. António Costa chegou mesmo a desejar felicidades a Rui Rio caso chegue à presidência do PSD, depois de pedir uma maioria absoluta para o seu partido nas próximas eleições legislativas.

"O importante é a capacidade dos protagonistas porem o interesse nacional acima de tudo e não o interesse partidário, assim pode-se conseguir um entendimento de regime", disse Rui Rio. "Isso mesmo!", interrompeu António Costa.

Na resposta, Rui Rio concordou que "A maioria absoluta é o mais importante, mas pode não ser o garante fundamental para um acordo de regime ou a 10 anos. O importante é a capacidade dos protagonistas porem o interesse nacional acima de tudo e não o interesse partidário, assim pode-se conseguir um entendimento de regime". "Isso mesmo!", interrompeu António Costa.

No mesmo tom cordial, António Costa concordou que "a maioria é necessária, mas não deve excluir a necessidade de diálogo» para que se consiga obter «uma agenda para a década que permita consolidar objetivos políticos", embora tenham ficado por definir os objetivos que poderão vir a juntar PS e PSD até 2025. O candidato às primárias do PS defendeu que é preciso preciso "estabilidade e competitividade (...) e isso implica um outro grau na política, partilha de políticas comuns e de investimentos que não podem ser interrompidos".

"O PSD vai ter sempre esta política? O PSD um dia não mudará de política? Se mudar um dia de política volta a ser possível um relacionamento normal entre o PS e o PSD", prometeu o autarca lisboeta.

Termos relacionados Política
(...)