Angela Merkel "bombardeada" com galos de Barcelos numa exposição em Londres

17 de July 2014 - 13:57

Esta quinta feira, uma exposição coletiva sobre a atual situação social e política, na qual participam 16 artistas, na sua maioria portugueses, inclui uma performance artística, intitulada "Não podemos morrer pelo euro", durante a qual uma imagem de Angela Merkel é "bombardeada" por galos de Barcelos.

PARTILHAR

A ideia de criar uma performance durante a qual uma imagem de Angela Merkel é "bombardeada" por galos de Barcelos surgiu na sequência de uma visita da chanceler alemã a Portugal, em novembro de 2012. A artista Susana Chiocca visou manifestar-se, através da sua criação, contra as políticas de austeridade impostas pela troika a Portugal.

A performance foi apresentada pela primeira vez em 2013, numa rua de Amesterdão, na Holanda. Desde então, Susana Chiocca só tinha tido oportunidade de mostrar o seu trabalho em vídeo.

Agora, a exposição "Art Stabs Power: que se vayan todos!", que terá lugar em Londres, permite à artista portuguesa voltar a exibir o seu trabalho ao vivo.

A programadora desta exposição explicou à agência Lusa que a reflexão sobre a situação social e política é o que une os 16 artistas, dos quais um moçambicano, Manuel Santos Maia, uma neozelandesa, Angela Tiatia, e um britânico, Paul Eachus.

"Esta é uma situação global, a crise é global, não afeta só portugueses", frisou.

O artista Filipe Marques, que expõe um pano com imagens relacionadas com a história da revolução, aponta que a atual situação portuguesa é "a melhor matéria para trabalhar - é como o Santo Graal dos artistas".

Filipe Marques defendeu, porém, que “não nos podemos limitar a criar uma imagética, é preciso mostrar cólera".

No total, serão serão exibidos mais de 20 projetos, que incluem performance, vídeo, pintura, escultura, instalação e fotografia.

Além de Susana Chiocca, serão apresentados trabalhos dos portugueses Alexandre Lima Sequeira, António Lago, Beatriz Albuquerque, Fernando J. Ribeiro, Filipe Marques, Hugo de Almeida Pinho, Inês Teles, Joana Gomes, José Almeida Pereira, Jorge André Catarino, Pauliana Valente Pimentel e Paulo Mendes.